Computador ajuda cegos a compor música


Um programa de computador que pode mudar a vida de músicos cegos foi lançado nesta quarta em Brasília. Usando a internet, a pessoa pode passar uma partitura para o braille, e de graça.
Socorro Araújo, nome artístico, Soara. Apaixonada por música. Formada em canto, já lançou o primeiro CD. Composições próprias.
Cega, ela lembra das dificuldades. Não havia partituras em braille, muito menos exercícios. “Muitas vezes em sala de aula a gente ficava boiando por falta do material, contraponto, seja ritmo, sofejo. A gente ficava meio perdida”, diz Soara.
A cantora Sara Bentes reclama de discriminação. Ela queria ser corista, mas nem conseguiu fazer o concurso. “Por eu não ter acesso a uma partitura, eu fui recusada”.
A maior dificuldade do estudante de música que é cego é acompanhar a aula. O material raramente tem versão em braile. Por isso, muitos desistem do curso ou nem são aceitos em escolas de música. Mas, agora com um novo programa de computador, o estudante cego vai deixar apenas de ser ouvinte.
O musibraile é uma espécie de tradutor da linguagem musical. Em português, vai guiando o cego até converter partituras para o braille. Qualquer um pode baixar o programa de graça da internet e o professor de música não precisa saber braille para ensinar.
“O professor não precisa ser especializado em musicografia ou saber com excelência o braille. Ele vai entender que o cego sabe o braile. É a maneira de ele escrever o braille. Então o cego vai aprender a musicografia em braile”, diz a coordenadora do projeto, Dolores Tomé.
O músico Orlando Britto, carreira firme em Campo Grande, sempre usou a sensibilidade aguçada para superar as dificuldades, mas o musibraille vai ajudar muito na hora de compor. “Não vai ser mais dificultoso. Aquela coisa de eu ter arrumar alguém pra me ditar, pra eu passar pro braile”, disse.



Importante:
Para visualização destas músicas no Word é necessário ter instalado em seu computador os arquivos simbrl.ttf e brlkiama.ttf.

Clique aqui para executar o programa setupbrlfonts.exe que instala essas fontes braille em seu computador.


-- Acervo da Musicoteca --

  • Músicas de João Tomé (patrono deste site)
  • MPB
  • Música internacional
  • Música erudita
  • Música folclórica
  • Estudo técnico musical
  • Música e Estudos para flauta
  • Música e Estudos para flauta doce

  • -- Como usar esta musicoteca --

    Esta musicoteca contém material musical preparado para impressão Braille. Os textos musicais são disponibilizados em formato adequado ao programa Braille Fácil ou Braivox (parte integrante do sistema DOSVOX) e também para visualização com WordPad ou Microsoft Word.

    Para imprimir em braille, basta fazer um download do arquivo em formato do "Braille Fácil" para uma pasta qualquer e executar o Braille Fácil ou o Braivox normalmente, carregando o arquivo e imprimindo.

    Importante: O Braille Fácil e o Braivox devem ser necessariamente configurados para "Braille Antigo" para que a simbologia musical seja perfeitamente respeitada.

    Ao visualizar a partitura, posicione o mouse no canto inferior direito dela para mostrá-la em tamanho natural. Para imprimir, use a função Imprimir do Navegador.


    Fonte: G1

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .