Divulgada programação oficial da visita de Lula ao Recife


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta quinta-feira (10) ao Recife por volta das 23h e ficará no hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A partir de sexta-feira (11) haverá uma agenda pública em Suape, no litoral sul de Pernambuco, e na capital pernambucana. A programação oficial foi divulgada na tarde desta quinta-feira (10) em coletiva à imprensa
O primeiro compromisso do presidente será às 9h na inauguração do Cais nº 5, do Porto do Complexo Industrial Portuário de Suape. Estarão presentes no evento o governador do Estado, Eduardo Campos, e o presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho. De carro, o presidente segue para o Estaleiro Atlântico Sul para assentamento do primeiro bloco que dará início a construção completa do primeiro navio no Estaleiro, que teve início em setembro do ano passado. A previsão é de que o navio fique pronto em abril de 2010.
Por volta das 13h30, Lula inaugura o moinho da empresa de alimentos Bunge, ainda no Complexo Portuário de Suape. O moinho está em operação piloto desde o início do ano e é considerado o mais moderno da América do Sul, com capacidade de moagem de 1950 toneladas de trigo por dia. Com a inauguração completa, amanhã, a expectativa é de que a capacidade de moagem chegue a 2600 toneladas por dia até 2010. O empreendimento conta com capacidade de estocagem de 50 mil toneladas do grão. Essa obra tem investimento de R$ 1,5 milhão.
Às 15h30, o presidente inaugura simultaneamente, por meio de teleconferência, dois campus de Escolas Técnicas Federais: uma em Ipojuca, litoral Sul do Estado, e outra em Floresta, sertão de Pernambuco. Essa duas escolas integram o plano de expansão da Rede Federal de Ensino Técnico no Brasil. Quando estiverem em pleno funcionamento, as duas unidades terão 2,4 mil vagas em cursos de educação profissional para o Estado. Atualmente, os dois campi contam com 1170 estudantes e 81 professores.
Em seguida, o presidente vai de helicóptero para a Cidade Universitária, onde visita a Biofábrica Governador Miguel Arraes, que fica no laboratório do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O último compromisso de Lula no Estado é a inauguração da unidade de produção de Radiofármacos, no Centro Regional de Ciência e Tecnologia do NE. A fábrica é a maior da América do Sul, com produção de 1,5 milhões de mudas de cana de açúcar por mês.
A unidade também produzirá o FDG, substância utilizada em tomógrafos PET, que hoje é um dos mais avançados instrumentos da medicina para detecção de câncer e outras doenças na área de cardiologia e neurologia. Esse tipo de tomógrafo é capaz de identificar tumores em estágio inicial. Com o pleno funcionamento da unidade, aproximadamente 50 mil pacientes, que necessitam do tomógrafo, poderão ser atendidos por ano em Pernambuco. O investimento chega a cerca de R$ 18 milhões, desse total 200 mil foram aplicados no treinamento da equipe técnica.
No Brasil, apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília contam com unidades similares da Unidade de Produção de Rádiofármacos (URRA).
A previsão é que o presidente siga de helicóptero para a Base Aérea do Recife por volta das 20h, de onde segue viage
m.


Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .