Feriados podem ser antecipados para 2ª feira

Com exceção do Natal, 1º de janeiro, Carnaval, Sexta-feira Santa e 7 de Setembro, os feriados que caírem entre terça e sexta-feira deverão ser comemorados antecipadamente na segunda, segundo quer um projeto aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados.
O texto pode receber recursos a partir desta quarta-feira e por até cinco sessões. Se ninguém se manifestar, o projeto segue para o Senado. Há cerca de quatro meses, um projeto semelhante foi aprovado pela mesma Casa e agora está no Senado.
Os argumentos usados são econômicos, sobre um impacto que seria negativo quando os feriados são comemorados em dias que permitem o enforcamento da segunda e da sexta-feira. Os deputados lembram ainda que serviços públicos básicos ficam prejudicados.
A mudança vai abarcar todos os feriados, diferindo do texto aprovado há quatro meses, que se limitava a datas nacionais. Para um dos relatores do projeto já enviado ao Senado, deputado Régis Oliveira (PSC-SP), o Congresso não tem competência para tratar de feriados estaduais ou municipais. O deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), relator do projeto mais recente, diz que é possível estender a mudança para outras esferas.
“O impacto da proposta tende a ser pequeno no comércio”, afirma Carlos Thadeu de Freitas, chefe da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio. “O que afeta o comércio é a sazonalidade, como Dia dos Pais e Natal.” Na indústria, a mudança também não seria muito significativa, segundo Luciana de Sá, diretora de desenvolvimento econômico da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A entidade estima que o País deixará de produzir cerca de R$ 156 bilhões este ano com os feriados.


Fonte: Jornal do Commercio

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .