Encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência



Com muita animação e diversas brincadeiras foi encerrada a Semana da Pessoa com Deficiência no nosso município, na tarde de hoje na quadra do Colégio 3 de agosto, onde a animação ficou por conta do Palhaço Sorriso e sua equipe e muito forro com Joãozinho do Acordeom.

Nós que cobrimos toda semana comemorativa, podemos ver o belíssimo trabalho realizado pela Secretaria de Educação, através da Professora Adelma e toda sua equipe de professores do ensino especial, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social do nosso município, que deu todo apoio ao evento, todas com apoio da Prefeitura Municipal, e dois acontecimentos destacamos durante esta Semana, um foi quando o Presidente da ADVISA – Associação dos Deficientes da Vitória de Santo Antão, em suas palavras no evento do dia 22/08, na Praça da Matriz, explanou em suas palavras que a Semana da Pessoa com Deficiência, não foi idealizada para colocar o deficiente em manchete, em destaque, e sim para se discutir as políticas publicas feitas para o seguimento, como acessibilidade, inclusão e empregabilidade; e a outra foi no dia de ontem em Pirituba, quando o Deputado Henrique Queiroz prometeu uma bicicleta para o aluno da escola Duque de Caxias, lá no distrito, que trouxesse o maior numero de colegas ou amigos deficientes para a escola, para estudarem, para no futuro assumirem os empregos que as novas indústrias e as já existentes disponibilizarão em cotas para os deficientes da nossa Cidade.

E o encerramento mostrou a alegria deles e nos ensinou que a deficiência é só um obstáculo que eles ultrapassam facilmente, quem tem dificuldade são as pessoas que se julgam perfeitas e na verdade estão cheias de deficiências que elas não querem ver.

Essa poesia de Renata Arantes foi recitada pelo Dr. Jair Cirilo no debate sobre deficientes no Programa A Voz da Vitória na ultima sexta-feira, na Rádio Tabocas FM:


Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições das outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter a consciência que é dona do próprio destino.

Louco é quem não procura ser feliz com o que possui.

Cego é o que ver o próximo morrer de frio e fome e miséria de só ter olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir o desabafo de um amigo ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir os tostões no final do mês.

Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da mascara da hipocrisia.

Paralítico é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam da sua Ajuda.

Diabéticos é quem não sabe ser doce.

Anão e quem não sabe deixar o amor crescer.

E finalmente a miséria que é a pior das deficiências, pois os miseráveis são aqueles que não conseguem falar com Deus.

Parabenizamos todos que direta ou indiretamente tornaram realidade esse evento tão importante para aqueles que possuem deficiência em nosso município.



Reportagem: Kaká Alves

Fotos: Raminho Fotógrafo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .