Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral é lançado na VOZ DA VITÓRIA


Na Mesa Redonda do Programa A VOZ DA VITÓRIA desta sexta-feira (08/02) pela Rádio Tabocas FM (98.5) aconteceu o lançamento do Comitê do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), movimento este baseado na Lei 9840 que ao longo de 09 anos cassou aproximadamente 700 políticos por corrupção eleitoral em todo o País.
O movimento na região da Vitória Sto. Antão é encabeçado por várias entidades da sociedade civil organizada. Estiveram presentes nesta Mesa Redonda o Anderson Diego (União da Juventude Socialista – UJS), Gilberto Júnior (União dos Estudantes Secundaristas da Vitória – UESV), Felipe Melo (Grupo Teatral Vid’art), Gilberto Lorena (ASCOV e IHGV), Joeides Pereira (Assoc. Cristã de Paulista), Roberto (Conselho de Moradores do Mário Bezerra), outros.
De caráter nacional este movimento teve a iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo qual recolheram mais de 1 milhão de assinaturas para apresentar esta Lei de iniciativa popular no Congresso Nacional. Vale frisar que foi o primeiro projeto-Lei de iniciativa popular desde a Constituição de 1988. Hoje, já estão consolidados comitês deste nível nos quatro cantos do Brasil. O exemplo mais recente é o caso dos Vereadores de Ipojuca (PE) que usaram a máquina pública em troca de votos e estão respondendo judicialmente por conta do Comitê de combate à corrupção instalado na cidade.
O debate esclareceu para a sociedade quais os objetivos do Comitê, que não pode ter a participação de partidos políticos nem órgãos governamentais, mencionou como o cidadão pode participar e denunciar casos que caracterizem compra de votos e delitos à máquina pública. Neste sentido já têm um portal na internet deste Comitê com o endereço: www.votonaotempreco.org (Vitória e região) e o nacional que é www.Lei9840.org.br Na oportunidade, convidam a todos os sindicatos, associações e igrejas a se fazerem presentes na próxima reunião marcada para o dia 13 de fevereiro (quarta-feira), às 19:30 h. na Praça Dom Luiz de Brito, 18 – Matriz – Vitória. A Rádio Tabocas FM tocará o jingle da campanha e o programa A Voz da Vitória garantiu o apoio a este movimento de combate a corrupção eleitoral na nossa cidade.




Apresentação: Lissandro Nascimento.

Produção: Vandson Cássio e Jáder Siqueira.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Acredito que esta iniciativa tomada em conjuto por tantas entidades de diversos seguimentos de nossa sociedade organizada, partem da necessidade e dos descasos que vivemos na politica do nosso municipio. Politica essa pautada por disputas familiares e disputas de "cores", diferentemente do que vemos em outras localidades, que sao disputas por programas de governo acompanhados de representação politico-partidaria. Portanto, mais uma vez o povo se organiza, atraves das organizações que lhes representam, em busca de soluções a esses descasos que por hora nos fazem desacreditar no crescimento economico-social de nossa cidade e na politica com ética e dignidade dos nossos representantes. A sociedade vitoriense não aguenta mais opressão e atos de corrupções de forma tão escandalosas e absurdas, é chegada a hora de dar um basta nisso tudo! E por fim, lembrar a todos que esse é um ano de eleger representates no poder executivo (Prefeitos) e legislativo (Vereadores) e que por isso torna-se necessario estudar o perfil e as propostas desses que se apresentam como opções para administrar e legislar em prol de nosso povo e de nosso crescimento enquanto sociedade e enquanto vitorienses que somos!

grande abraços a todos os VITORIENSES que acreditam nessa terra de lutas e de grandes vitórias.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .