Fumar em bares, restaurantes e hotéis passa a ser proibido nesta quarta-feira

Uma lei federal que proíbe o cigarro em bares, restaurantes e hotéis entra em vigor nesta quarta-feira (13), em todo o Brasil. Os estabelecimentos que descumprirem a determinação do Governo Federal e permitirem o fumo em ambientes fechados estão sujeitos a multas que variam de R$ 1 mil a R$ 400 mil.Em Pernambuco, o Ministério Público promete fechar o cerco contra esses estabelecimentos. A Procuradoria Regional do Estado, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária do Recife também estão engajados na fiscalização a esses locais. No Recife, mais de 14.500 pontos comerciais vão ser monitorados.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes está orientando os proprietários de bares, hotéis e restaurantes a criarem áreas abertas para atender ao público fumante. “Nos últimos meses, tivemos muitas perdas. Antes dessa determinação sobre o cigarro, a Justiça proibiu a venda de bebidas alcoólicas nas estradas federais. Infelizmente isso é lei federal e não podemos ir de encontro. Temos que achar mecanismos para atender a todo o público”, defendeu.
Quem tiver alguma dúvida sobre a decisão, pode ligar para o número disponibilizado pelo Ministério Público de Pernambuco: 2101-3200.
HORA DE PARAR
Se você é fumante e tem a intenção de acabar com o vício de cigarro, o serviço público disponibiliza tratamento gratuito no Recife. São seis centros de atenção psicosocial para os usuários de álcool, fumo e outras drogas, além de um albergue terapêutico feminino, que fica no Distrito Sanitário 2, em Campo Grande, no Grande Recife.
Segundo estudos médicos, o tratamento para quem desejar parar de fumar é difícil e precisa de muita força de vontade. Pela ordem, o pior vício é o do crack, depois vem o tabagismo, seguido da cocaína e outras drogas.
No mundo, o cigarro mata por ano mais de cinco 5,4 milhões de pessoas. Esse número é maior que a soma das pessoas mortas com aids, tuberculose e malária, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Quem desejar participar do programa de tratamento no Recife pode ligar para o telefone 3232.8943.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .