Um exemplo a ser seguido pelo nosso Município

Nenhum homicídio registrado em 2008. Esta estatística invejável é de um município do interior de Pernambuco. Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado, conseguiu reduzir os índices de criminalidade a um ponto que até o momento, nenhum assassinato foi registrado na cidade. Números bem diferentes dos que eram mostrados há cinco anos.
Em 2003, 54 mortes. No ano seguinte, 38. Em 2005 foram 25 homicídios e em 2006, 26. No ano passado, apenas 10 casos registrados. Essa evolução só foi possível porque a Polícia da cidade firmou parcerias com a justiça e com a população. Trabalho conjunto que vem surtindo efeito.
“Nosso trabalho fica facilitado, pois todos sabem muito bem o que devem fazer”, declarou o delegado de Santa Cruz, Alexandre Quirino.
As autoridades atribuem à ajuda da população para a melhoria na segurança pública. “Através do projeto Policiamento Comunitário, fazemos ações educativas nas comunidades, mostrando de que maneira a população pode cooperar para garantir a nossa segurança, que é um patrimônio de todos”, informou o major Fernando Álvares, comandante da Polícia Militar.
Santa Cruz do Capibaribe é a principal cidade do pólo têxtil de Pernambuco. Sete mil empresas são sediadas no município, gerando 48 mil empregos e produzindo 450 milhões peças por ano. Apesar do crescimento da cidade, a violência só faz cair. “Isto acontece graças a população. É importante que todos ajudem”, concluiu Márcio Cordeiro, um dos ‘moradores policiais’.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .