Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado

Terá início neste sábado (25), e segue até o dia 8 de maio, a 11ª edição da Campanha de Vacinação do Idoso no Recife. Para marcar a data serão realizadas apresentações musicais e de dança e uma feira de artesanato produzido por idosos. O evento acontece a partir das 9h no Posto de Saúde da Família (PSF), do Alto do Capitão.
De acordo com a prefeitura do Recife, no grande Dia Nacional de Mobilização, serão disponibilizados mais de 200 pontos de imunização em unidades da rede municipal de saúde, como PSFs, policlínicas e centros de saúde.
Também haverá a disponibilização de postos volantes, funcionando somente aos sábados em mercados públicos, associações de moradores, clubes sociais, escolas e creches, centros de compras, supermercados, hospitais públicos, estações do metrô, centros espíritas, salões paroquiais, templos evangélicos e terreiros de matrizes africanas.
Este ano a campanha tem como meta vacinar 80% da população idosa, o que corresponde a 131.471 pessoas. Se houver necessidade, quem tem 60 anos ou mais de idade também poderá receber imunização contra difteria e tétano e mesmo completar o esquema vacinal.
Antes do início da vacinação oficial, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a imunização de idosos acamados, com dificuldade de locomoção e internos de instituições de longa permanência, como asilos, hospitais e clínicas de repouso. Na primeira etapa, intitulada de pré-campanha, as equipes de Saúde realizaram vacina casa a casa, entre os dias 20 e 24 de abril, para garantir que todas essas pessoas se protejam contra a gripe e Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), bactéria causadora da pneumonia.


VACINA CONTRA INFLUENZA

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a influenza reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. A imunização reduz ainda em 31% as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e aproximadamente 50% das mortes hospitalares relacionadas às outras doenças respiratórias.
A realização das campanhas segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, uma vez que entre os jovens a doença não representa um problema de saúde pública, já no caso das pessoas de idade avançadas, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia.

Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .