Senado homenageia Dom Hélder Câmara


Se estivesse vivo, Helder Pessoa Câmara teria completado 100 anos no dia 7 de fevereiro passado. Natural de Fortaleza, Dom Hélder Câmara, foi consagrado como bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 1952, mesmo ano em que foi nomeado bispo. Nesta quarta-feira (29), às 14h, Dom Helder será homenageado pelo Senado. A homenagem foi proposta pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Durante a sessão ocorrerá o lançamento da reedição do livro Dom Helder: O artesão da paz - organizado por Raimundo Caramuru Barros e Lauro de Oliveira - e a obliteração de selo alusivo à data. O livro reúne alguns dos principais pronunciamentos feitos pelo arcebispo, precedidos de um ensaio que detalha traços de sua personalidade e do seu carisma.

Imediatamente após a homenagem em Plenário, será realizada, no Salão Branco, a abertura da exposição Dom Helder Câmara: Memória e profecia no seu centenário - 1909/2009. A exposição estreou na França, organizada pela Associação Dom Helder/Memoire et Actualité (Paris-Bruxelles) e pelo Centre Spirituel de Hautmont, com curadoria de José de Broucker.

No Brasil, foi promovida pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (Petrópolis), Instituto Dom Helder Câmara (Recife) Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (São Paulo), Pontifícia Universidade Católica (Rio de Janeiro) e Paulinas Editora (São Paulo). A exposição, que permanecerá em cartaz até o dia 14 de maio, reúne fotografias e textos contando a vida e retratando parte das ideias de Dom Helder.

À noite, às 19h, ocorrerá a pré-estreia do documentário Dom Helder Câmara: O santo rebelde, dirigido por Erika Bauer, no Auditório Petrônio Portella. A classificação indicativa do filme é livre e a entrada é grátis. O filme resgata a trajetória do padre diocesano que se tornou cidadão do mundo ao dedicar-se a defender o Cristianismo como ferramenta eficaz de conscientização dos povos contra a injustiça social.

Finalizando a série de homenagens, a TV Senado apresenta no próximo sábado (2), às 20h30, o documentário Dom Helder - Pastor da liberdade, de Marcos Cirano, Ciro Rocha e César de Almeida. O documentário reconstitui a perseguição da ditadura militar ao religioso, então arcebispo de Olinda e Recife. Também retrata a sua atuação na luta pela liberdade, enfocando o enfrentamento Igreja/Estado no Nordeste Brasileiro.


Fonte:Roberto Homem / Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .