Lula cobra fim da farra das passagens aéreas da Câmara, diz Múcio

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou hoje (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “lamentou” as denúncias envolvendo o uso de passagens por parlamentares e o desentendimento entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Essa não foi uma semana boa para ninguém”, disse Múcio, após participar da reunião de coordenação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros.

Em relação às denúncias envolvendo o Congresso, o presidente Lula disse que é preciso que tenham um fim. “O presidente lamentou. Disse que era preciso chegar a um final nisso, que é muito ruim para o Congresso a forma como atingiu a todos e que o cidadão não tinha como entender por mais que fossem dadas explicações", afirmou Múcio.

O ministro disse que Lula lamentou também a discussão ocorrida entre o presidente do STF, Gilmar Mendes e o ministro Joaquim Barbosa. “Lamentamos. São dois amigos, é um Poder, é a imagem. Não foi uma semana boa para ninguém.”

Lula também fez um balanço da recente viagem a Trinidad Tobago, onde mais uma vez encontrou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 5ª Cúpula da Américas.

“O presidente ficou impressionado com o jeito fraternal de Obama, com o fato de conversar com todos os presidentes, com o cumprimento ao presidente Hugo Chávez [da Venezuela]. Ele disse ter a certeza que Obama estava inaugurando um novo tipo de relação com os países da América Latina”, revelou Múcio.

Questionado se os recentes ataques do PPS ao governo foram discutidos durante a reunião, o ministro negou e afirmou que a oposição apenas está fazendo o papel esperado. “Estranho seria se a oposição estivesse elogiando. Está no papel dela, o de fazer oposição e o de criticar até o que não aconteceu.” Em propaganda na TV e no rádio, o partido tem atacado o governo e dito que Lula pretende fazer alterações na caderneta de poupança, a exemplo do que fez o ex-presidente Fernando Collor.

Dessa vez, temas econômicos não foram tratados na reunião devido à ausência dos ministros da Fazenda, Guido Mantega e do Planejamento, Paulo Bernardo, que estão em viagem. O ministro da Justiça, Tarso Genro, também não participou da reunião de coordenação política.

Além de Múcio e Lula, estavam presentes o vice-presidente, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.


Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .