Terezinha diz que Pernambuco continua com alto índice de criminalidade e não há o que comemorar

A notícia de que Pernambuco teria saído do primeiro para o terceiro lugar entre os estados mais violentos do país, divulgada neste final de semana pela Folha de São Paulo (ereproduzida apenas aqui no Blog de Jamildo), não é motivo para comemoração e não representa nenhum avanço para o Estado, uma vez que o número de homicídios cresceu, passando de 48 por grupo de 100 mil habitantes, em 2005, para 51,6 em 2008, período do levantamento. A declaração foi feita pela deputada Terezinha Nunes, na tarde de hoje, em plenário.

“Infelizmente, o que houve não foi um decréscimo no número de homicídios em Pernambuco e sim um aumento exagerado nos estados de Alagoas e Espírito Santo”, observou a parlamentar. “Apresentado como a salvação para Pernambuco, o Pacto pela Vida vai completar dois anos sem ter atingido sua meta de reduzir em 12% o número de homicídios. No primeiro ano, celebrou-se uma queda de 6,9% e agora estima-se uma queda abaixo dos 4%. Se o atual governo tivesse enxergado melhor o horizonte futuro, ao invés de atirar pedras no passado, talvez tivesse tido melhor resultado”.

Terezinha Nunes salientou que o Governo do Estado tem mostrado desespero, ao tentar esconder os números da criminalidade. “No Carnaval, falou em dois mortos nos focos de folia e, uma semana depois de encerrada a festa, os números lançados no site da SDS mostravam outra realidade: 81 homicídios durante a festa, um aumento de 39% em comparação ao ano passado”, registrou.

“Agora, na Semana Santa, foram 47 mortos, 15 a mais do que em 2008. É preciso reconhecer que algo está errado no Pacto e precisa ser corrigido”. Em aparte, o deputado Pedro Eurico afirmou que os números são irrefutáveis. “Em São Paulo, o índice de homicídios, em 1990, era de 56 por 100 mil habitantes e em 2008 caiu para 13,8, o que deixou o Estado como o terceiro menos violento, devido a políticas públicas inovadoras. Os dados de Pernambuco demonstram fraqueza e má gerenciamento”, disse. Já a deputada Miriam Lacerda ressaltou os números do município de Caruaru: “Em 2008, foram 37 assassinatos e este ano já são 45, quatro só na Semana Santa. Não há dúvida que a insegurança toma conta de nosso Estado”.

Conforme levantamento da Folha de São Paulo, em Alagoas o número de homicídios subiu de 37,2 por 100 mil habitantes para 66,2, entre 2005 e 2008. No Espírito Santo, saiu de 37,7 para 56,6. No Rio de Janeiro, o índice passou de 40,5 para 45,1. Estes Estados e Pernambuco foram os únicos que apresentaram crescimento no índice de mortos.


Fonte: Blog do Jamildo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .