Coluna de Geraldo Enfermeiro - Tabocas: o berço da natividade brasileira



Muitos atribuem a Tabocas o crédito da expulsão dos holandeses do Brasil. Isso é fato mas não é o evento mais importante para o Brasil e para nós pernambucanos.
Quando Nassau aportou em Pernambuco trouxe em sua bagagem tecnologia de ponta, armas e cultura, muita cultura para a terra brasilis.Em nenhum momento nós brasileiros, e em especial pernambucanos, podemos nos referir ao domínio do principado holandês como algo ruim para o nosso progresso e desenvolvimento cultural. O príncipe tinha uma visão muito à frente do seu tempo. Concedeu liberdade religiosa, coisa impensada para a época, principalmente em uma terra recém apossada. Loteou as terras produtivas do litoral pernambucano para o cultivo da cana-de-açúcar, os tabuleiros litorâneos, obtendo com isso uma maior produção e produtividade. Transformou em pouco tempo Pernambuco em um dos principais pólos econômico e cultural da terra do pau-brasil. É, porque até então esse era o principal produto de exportação brasileiro: o pau-brasil para a extração da tinta vermelha e fabrico de móveis.
Mas nas terras recém descobertas e ainda em disputa por portugueses, franceses (ao norte), ingleses, espanhóis e holandeses, havia um povo, um povo que era resultado de miscigenação (mistura) entre brancos e índios; negros e brancos; negros e índios, e dos descendestes desses miscigenados entre si. Um povo que era rejeitado pelos negros, brancos e índios, pois não pertenciam originalmente a nenhum desses grupos étnicos e portanto não eram reconhecidos pelos mesmos. Esse povo rejeitado nascido na terra do pau-brasil, sem definição, sem cor e sem pátria foi chamado de brasileiro.
Mas esses brasileiros não tinham pátria, não eram reconhecidos como um povo, faltava-lhes um corpo. Tabocas veio da necessidade desse povo rejeitado se apossar do que lhe pertencia: a terra brasilis. E isso só foi possível com a expulsão dos holandeses remanescentes, para ai sim ser criar uma pátria. O Brasil nasceu a partir de Tabocas em 3 de agosto de 1645. Só depois veio Guararapes. Tabocas, em Vitória de Santo Antão, embora ainda não reconhecido nacionalmente, é o berço da natividade brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .