Governo de Pernambuco irá investir R$ 1,4 milhão no Matadouro de Vitória

O Governo do Estado está definindo plano de gestão para os matadouros públicos. Uma das propostas para o modelo a ser operacionalizado é a regionalização desses estabelecimentos. grupo de trabalho foi formado, envolvendo representantes de diversos órgãos governamentais, cuja tarefa será analisar os diversos aspectos da implantação do modelo, a exemplo do custoício e outros.

O estudo estabelecerá diretrizes para uma gestão dos matadouros públicos, que obedeçam às exigências de vigilância sanitária e animal para o abate de animais. O plano inclui boas condições higiênicas, sistema para tratamento dos resíduos, principalmente para o escoamento dos dejetos para rios e córregos, o que garantirá a preservação ambiental.

O secretário-executivo de Agricultura e Reforma Agrária, Marcelo Sá, um dos integrantes do grupo de trabalho, disse que com os estudos que estão sendo feitos a população será a maior beneficiada, "pois haverá maior controle no processo de abate e comercialização da carne, evitando o consumo de produtos que afetam a saúde pública".

Modelo - Uma das propostas preliminares apresentadas por técnicos do Promata é a regionalização da administração de dez matadouros públicos nos municípios de Itambé, Paudalho, Ribeirão, Escada, Sirinhaém, Barreiros, Quipapá, Vitória, Palmares e Catende localizados na Zona da Mata. Posteriormente o estudo será expandido para as demais regiões do Estado. O custo médio do projeto é de R$ 1,4 milhão por matadouro, recursos oriundos de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, com contrapartida do Governo estadual.

O governador Eduardo Campos já assinou a ordem para execução de serviços nos matadouros de Itambé e de Quipapá. Cada um deles atenderá a dois municípios circunvizinhos. O gerente-geral do Promata, Leonardo Ramos, avalia que a regionalização de matadouros públicos dará auto-sustentabilidade aos estabelecimentos, ajudando no desenvolvimento da economia local e na melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: DOE-PE

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .