O Hospital Estadual Correia Picanço (HCP), localizado no Recife, ganhou o prêmio de R$ 30 mil durante a 8ª Expoepi, evento que reuniu em Brasília, na semana passada, pesquisadores em saúde para apresentação de importantes experiências brasileiras na área de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O prêmio se refere à ação de estudo e combate ao surto de meningite viral registrado em Pernambuco no ano passado. O HCP atendeu mais de 1 mil pessoas na época.
O trabalho "Relato de Experiência: enfrentamento do surto de meningite viral em Pernambuco pelo Núcleo de Epidemiologia do Hospital Correia Picanço (Nepi-HCP)" foi exposto na última quinta-feira pelas médicas Maria Eulália Côrte, Elaine Fortuna e Milena Pinheiro. O Correia Picanço atuou, na época, no atendimento aos doentes e ainda na orientação de outros hospitais da rede pública para melhor conduzir o tratamento clínico da meningite. Concorreram com o relato pernambucano 32 trabalhos.
A diretora do HCP, Mirian Silveira, comemorou o resultado. "Essa experiência vai dar visibilidade ao trabalho executado pelo hospital e trará novos investimentos", disse. Este ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco notificou 90 casos de meningite meningocócia (a forma mais grave da doença), sendo 59 confirmados em exames laboratoriais. A maior das notificações se refere aos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao longo do ano, sete pessoas morreram em decorrência da doença, sendo duas em Olinda, duas em Jaboatão dos Guararapes e as demais em Ipojuca, Camaragibe e Gameleira.
Fonte: JC Online
0 comentários:
Postar um comentário
Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .