Fiocruz : 100% das casas têm foco de dengue em Santa Cruz do Capibaribe

Virus da dengue em célula infectada ao Microscópio electrónico


O Aedes aegypti está em 100% das casas em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Em Ipojuca, no litoral Sul, o número de residências que apresentam focos do mosquito transmissor da dengue chega a 93%. As informações foram divulgadas nesta quarta (5) pelo Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Vetor da Dengue (SMCP-Aedes), da Fiocruz Pernambuco.

O sistema utiliza armadilhas especiais, chamadas de ovitrampas, para detectar ovos do Aedes aegypti. Mais de 800 armadilhas foram instaladas nas das duas cidades – sendo 524 em Santa Cruz e 310 em Ipojuca. Uma média de 1.590 ovos foram retirados por mês das casas de Santa Cruz do Capibaribe pelas ovitrampas, com picos que variaram de 3 mil a 6 mil ovos, por mês, por residência. Em Ipojuca, a média chegou a 561 ovos do mosquito retirados mensalmente.

Cada armadilha é composta por um balde preto de plástico, com duas palhetas de eucatex e larvicida biológico. Os dados da leitura das palhetas, onde os ovos são depositados pelas fêmeas do Aedes, foram registrados no banco de dados on line do SMCP-Aedes. As informações da contagem dos ovos estão sendo cruzadas com a localização das residências onde as armadilhas foram instaladas e sendo transformadas em mapas que indicarão as áreas mais críticas infestadas pelo mosquito.

Ainda este mês serão divulgados os primeiros dados consolidados do estudo, o treinamento dos agentes locais e ações de educação e saúde junto à população dos municípios. Nesta quinta, a secretaria estadual de Saúde (SES) realiza um treinamento para os agentes de endemias, em Santa Cruz do Capibaribe. Na terça (11), será a vez de Ipojuca.

Já entre os próximos dias 18 a 21, em Ipojuca, acontece uma exposição sobre o mosquito da dengue e a apresentação dos resultados para a população, além de mobilização da comunidade para adesão do projeto e apresentação das ovitrampas. Em Santa Cruz do Capibaribe, o mesmo evento acontece entre os dias 25 e 28 de novembro.

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .