Vacinação de cães e gatos começa neste final de semana

Donos de cães e gatos não podem deixar de levar os animais para a vacinação contra a raiva que começa neste sábado. São 6.600 postos montados nos 184 municípios de Pernambuco. A expectativa é vacinar 1,3 milhão de animais até 8 de dezembro. A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva.
A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão ou lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

A campanha será lançada já nesta sexta-feira pelas secretarias de Saúde de Pernambuco e de Camaragibe, às 9h, no Parque de Camaragibe, no centro do município. A programação desta sexta conta a participação de arte-educadores, dos cães adestrados da PM e dos alunos da escola municipal Jardim Primavera. No local será montado um posto para que os cães e gatos da área sejam vacinados. A população vai receber orientação sobre como lidar com os animais e como evitar a transmissão da doença.

Dados -
Antes do menino de 15 anos, do município de Floresta, que atualmente está internado na UTI do Oswaldo Cruz, o último caso de raiva humana em Pernambuco, causada pela transmissão de cães ou gatos, foi notificado em 2006, em Belém de Maria – município da Zona da Mata do Estado. Anteriormente, em 2003, um homem de Santa Maria da Boa Vista foi agredido por um cão e faleceu. Em animais, este ano, foi constatada a doença em 7 cães e 2 gatos. No ano passado, foram 16 cães e em 2 gatos infectados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), só a raiva canina provoca, anualmente, cerca de 55 mil casos de raiva humana no mundo.

O município de Camaragibe foi escolhido para dar início a campanha por ser o que apresenta maior número de casos de raiva em bois. Este ano, foram notificadas sete ocorrências de raiva bovina na cidade, que está à frente de São José do Egito (6 casos bovinos), Venturosa (5) e Recife (4).

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .