Desaceleração da economia mundial em 2009 é consenso entre bancos centrais

Os presidentes de bancos centrais que participaram do encontro anual do Banco Internacional de Compensações (BIS, na sigla em inglês), em São Paulo, admitem que a economia mundial vai passar por um processo de desaceleração no ano que vem.
A informação é do presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, que concedeu entrevista coletiva hoje (10) no intervalo das reuniões do encontro.
“Há um consenso de que a economia mundial vai se desacelerar substancialmente em 2009”, afirmou Meirelles. “É esperado, inclusive, que países industrializados tenham uma contração de seus produtos [Produto Interno Bruto]. Já os emergentes devem crescer, mas com taxas menores."
Segundo Meirelles, no encontro do BIS, “o banco central do bancos centrais”, a crise financeira internacional foi o principal tema. Os representantes avaliaram a situação global e também de alguns países, em específico, e chegaram a um segundo consenso: o pior já passou, mas o momento ainda é preocupante.
“A situação dos mercados melhorou. Mas ainda está longe da normalidade”, disse o presidente do BC.
Outro consenso que saiu do encontro diz respeito à regulação. Meirelles contou que há uma opinião comum entre os representantes de bancos centrais de que é necessário um controle maior sobre as operações do mercado.
“Todos concordam que há necessidade de se fazer, de fato, uma supervisão mais rigorosa, e que as normas prudenciais têm que ser mais rígidas, principalmente, no que se refere à alavancagem”, disse Meirelles, citando a possibilidade de estabelecer limites para operações de crédito. “Há certos países, onde o total de empréstimos e outros ativos têm valor muito grande em relação ao patrimônio da instituição.”
Da reunião, sairão recomendações para o fortalecimento do Fórum de Estabilidade Internacional (FSF, na sigla em inglês), inclusive com mais participação de países emergentes em instância decisórias, e também para a convergência de normas entre bancos centrais.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .