Pernambuco faz história no tratamento de raiva humana


A cura ainda não pode ser comemorada por completo, no entanto, os médicos pernambucanos anunciaram avanços históricos no tratamento do paciente com raiva humana no Estado. Nesta tarde, em coletiva de imprensa no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), a equipe que acompanha o caso explicou os feitos que, segundo apontam, vão mudar a forma de tratamento e diagnóstico da doença no País.
No mundo, há apenas um caso documentado de cura com recuperação neurológica completa: uma garota de 15 anos nos Estados Unidos. "Como diz a literatura, a raiva humana mata em 100% dos casos, na maioria das vezes, do 1º ao 7º dia de tratamento", lembra o chefe da UTI do HUOC, Gustavo Trindade. Em Pernambuco, o jovem Marciano Menezes da Silva, de também 15 anos, apresenta o quadro clínico há 36 dias com resultados otimistas.
Através da troca de e-mails e audioconferências com americanos de Milwaukee (que criaram um protocolo a partir da cura da única sobrevivente), a equipe pernambucana foi bem sucedida no tratamento de duas fases cruciais: a infecção aguda e virológica. "Amanhã ou no máximo na quinta-feira, terei o resultado da terceira saliva e a comprovação da eliminação do vírus do organismo do paciente", afirma Trindade. Há, no entanto, uma terceira etapa a ser vencida. "O ponto de vista clínico, depende da recuperação neurológica. (...) Hoje, tivemos que voltar a sedação do paciente. Ele passou a apresentar crises convulsivas", revela o chefe da UTI. "Sobre a cura clínica, nós não temos nenhuma condição de dar prognósticos, nem de dizer como vai ser a evolução, só o tempo vai dizer"

Fonte: Blog do Jamildo

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .