Coluna de Edvaldo Bione - A quem interessa o aquecimento global?


Há quatro mil anos uma improvável seca na mesopotâmia destruiu a cidade sagrada de UR, que se situava entres os rios Tigres e Eufrates, no mesmo período, vitimados pela mesma estiagem os judeus migraram para o Egito fugindo da fome que e os dizimava.

Nos anos trinta do século XX foram, registradas as mais altas temperaturas do século, acionando o gatilho do alarmismo, veículos de comunicações como a revista Times anunciavam que o mundo estava em chamas, antecipando previsões apocalípticas que não se confirmaram.

No ano de 2005 a discussão sobre o aquecimento global e retomada, seminários, reuniões cientificas, que efetivamente não chegam a um consenso. Surpreendendo os articulistas um ano depois num desfecho espetacular os cientistas mais renomados de todo mundo concluem com estudos “incontestáveis” que a poluição está aquecendo a terra, o efeito estufa torna-se unanimidade mundial.

O grande escritor e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, afirmava com convicção: toda unanimidade é burra. Tentaremos contra argumentar com fatos como os países ricos manipulam as informações e interferem nas pesquisas cientificas, prostituindo a ciência atual.

1 – Em 1987 na cidade de Montreal no Canadá, os países em desenvolvimento assinaram um acordo que os impediam de usar o clorofluorcarbono (CFC) justificando que a camada de Ozônio estava sendo destruída pelo gás usado na fabricação de geladeiras e ar-condicionado , alertavam que os seres humanos seriam fatalmente exterminados com um sem números de seres vivos, esta é a versão do G7.

Na realidade o que houve é a perda do direito de patente do CFC que se extinguia naquele ano tornando o uso do gás de domínio público. A primeira ministra britânica à época Margareth Tacheter com o aval do fundo monetário nacional obrigou os países em desenvolvimento a assinarem o protocolo. O discurso é de proteção ambiental a imposição e claramente neocolonial.

2 – Na atualidade a china é o maior emissor de co2 do mundo, tem como base da matriz energética o carvão vegetal, pra se ter uma base do avanço da nova potência mundial duas novas termoelétricas são inauguradas todas as semanas.

Os produtos de empresas envolvidas com projetos ambientais são hoje exigidos por 17% dos europeus e 18% dos americanos gerando dificuldades intransponíveis no curto prazo para os produtos chineses. Com o bombardeio da mídia dos países desenvolvidos o percentual dos exigentes, do ambientalmente correto, tende de aumentar rapidamente afastando nesta proporção os consumidores dos países emergentes.

A hegemonia americana desta forma desmonta os planos de desenvolvimento da nova potência oriental, nem Maquiavel seria tão pragmático.

3 – o neo ambientalista Al Gore se apresenta aos olhos do mundo como o bom moço, com o documentário uma verdade inconveniente, arrebatou um dos oscars da academia e ganhou notoriedade mundial, faz a defesa da prevenção do efeito estufa esquecendo que era o vice-presidente dos Estados Unidos e não se manifestou quando da não assinatura do protocolo de Kyoto. Discorre como se conhecesse as causas do aquecimento global demonizando o Co2 como componente principal do efeito estufa.

Acredita-se que o principal componente do “aquecimento” é o Metano produzido na agricultura e no intestino dos grandes rebanhos de herbívoros do mundo.

4 – as pesquisas cientificas atualmente, em qualquer pais, mesmo as oficiais, são direcionadas a comprovação do efeito estufa, os trabalhos científicos que questionam essa “verdade” são esvaziados financeiramente e levados ao descrédito.

Alguns ambientalistas históricos já estão defendendo a construção de novas usinas nucleares, segundo eles fontes de energia limpa... Esqueceram Chernobyl.

5 – as árvores realizam a capitação do co2 da atmosfera no processo de fotossíntese que só se realiza na presença da luz, fazem portanto o inverso da respiração humana que inspira o oxigênio e elimina o co2.

Durante o dia, na presença da luz do sol há o seqüestro do co2 para realização da fotossíntese, à noite as árvores sem a luz absorvem oxigênio e eliminam co2. Podemos concluir que grandes florestas como a amazônica pouco contribui para o seqüestro de carbono da atmosfera.

6 – há aproximadamente 15 mil anos houve a última glaciação, de uma serie de cinco nos últimos cinco mil anos.

Os estudos geológicos comprovam que os períodos interglaciais são de aproximadamente 15 mil anos, o que nos faz questionar se ao invés de aquecimento global não seria o inicio de uma nova era glacial. Observe-se que no fim do período interglacial há sempre modificações climáticas imprevisíveis com tempestades, furacões, maremotos com tsunami e outros eventos climáticos catastróficos.

Sinceramente, é impossível sabermos com quem está a razão, a resposta, paciência... só o tempo dirá.

Bione ...

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .