Coluna de Edvaldo Bione -Venezuela democracia ou ditadura ?


É inegável o poder influenciador da mídia na atualidade, conduzindo interesses em sintonia com as elites dominantes.

A indução da mídia não respeita limites interfere distorcendo conceitos nos mais diversos setores, campanhas esportivas patrocinadas por bebidas alcoólicas e marcas de cigarro, campanhas de saúde com patrocínio da indústria farmacêutica, relações promiscuas aceitas com naturalidade, muito embora em analise mais profundas provocam no mínimo desconforto ético.

A liberdade e confundida com libertinagem. Liberdade de expressão é o termo usado para motivar a opinião pública, para subordinar a percepção do senso comum, indignando e incitando aos cidadãos, que já nem sabem em quem acreditar.

As grandes redes de televisão, os grandes conglomerados da comunicação representando os interesses do poder econômico mundial, tem mostrado diuturnamente a não renovação da concessão da radio Caracas television (RCTV), ao grupo representado pelas famílias Fhelps e Granier que participaram ativa e diretamente do golpe de estado contra o presidente Chaves no ano de 1999, observe-se, a atitude da não concessão é legitimada na constituição venezuelana, portanto um ato legal do presidente Chaves.

A elite venezuelana tem conspirado com apoio logístico e financeiro para derrubar o presidente venezuelano, que se elegeu graças às investidas da elite branca que sempre desrespeitaram a constituição e lutaram para enfraquecer os partidos políticos tradicionais do país.

A resposta do povo à atitude imperialista americano no continente é historicamente conhecida, criando muitas vezes distorções que são mecanismos de defesa para afirmação da soberania nacional.

Analisemos alguns pontos:

1 – A atitude do Presidente Chaves é legitimada pela CF venezuelana, uma concessão pública pode não ser renovada e isso já aconteceu até mesmo nos Estados Unidos, berço da “ Liberdade de Expressão”.

Não nos parece claro que a atitude é um passo para a ditadura, pois Hugo Chaves tem sido eleito em pleitos nacionais desde 1999. Justiça se faça, quem tentou um golpe em 2002 foram os descontentes com a nova distribuição social dos petrodolares com apoio do governo americano e também dos principais meios de comunicação venezuelanos, o governo golpista durou 24 horas. Pedro Camorra foi destituído pelo povo que reinvestiu no poder o legitimo presidente.

O jornalista Gustavo Cisneiros foi o representante da RCTV no ministério do governo destituído.

2 – Os americanos vem tentando intervir no continente de maneira desastrosa desde o fim da segunda guerra mundial, uma política imperialista as vezes de forma direta como na Nicarágua e no Panamá de Noriega, outras vezes com apoio logístico financeiro ideológico como no Brasil de João Goulart em 1964 nos proporcionando mais de duas décadas de ditadura militar, na Argentina de Perón, no Chile de Salvador Allende, com seu assassinato e investidura no poder do sanguinário Augusto Pinochet que tanto perseguiu os que lutavam por liberdade inclusive de expressão.

Sempre a promoção do desaparecimento do estado de direito, da liberdade de imprensa e tantas outras liberdade e de outros tantos desaparecimentos.

3 – Os dólares do petróleo venezuelano serviam apenas a uma elite que foi destronada por Hugo Chaves, hoje uma significativa melhoria dos índices sociais do país.

Há uma melhoria dos índices de desenvolvimento humano que eram comparáveis aos países da áfrica subsaariana. Na área de saúde mais de 3 mil médicos cubanos foram trazidos para montagem do programa de saúde da família, os hospitais públicos receberam aparelhamento moderno, a educação hoje é melhor que a praticada no Brasil.

Políticas Públicas efetivamente melhoraram o padrão de vida e desfizeram os abismos sociais que existiam e isto obviamente trouxe respostas eleitorais.

4 - Em 2004 paramilitares colombianos invadem o território venezuelano contratados para matar Chaves, em 2005 varias sabotagens em refinarias e campos de extração de petróleos são reprimidas e desmascarados os seus mandantes, Chaves saiu fortalecido.

Os americanos com sua política miúpe tem promovido o terrorismo de estado criando condições para o aparecimento de lideranças contestáveis em todo mundo, como sadan Hussein, Osama Bin laden, e tantos outros.

Indiscutivelmente Chaves é arrogante, é prepotente, é defensor de um nacionalismo preocupante mais tem sido eleito democraticamente desde 1999. O que nos da uma certeza incontestável o povo venezuelano ama Hugo Chaves.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .