Coluna de Hely Ferreira - SOCIEDADE SEM LIMITES


Anos atrás, jovens no Distrito Federal resolveram atear fogo em homem que dormia no terminal rodoviário, “pensando eles”, se tratar de um mendigo. Argumento utilizado por eles, para tentar justificar a conduta criminosa que haviam praticado com um índio. Será que os mendigos devem ter suas vidas ceifadas? Em uma sociedade como a que vivemos tudo é possível, inclusive abater seres humanos pelo simples prazer.

Passado alguns anos, assistimos a mais u grupo de jovens, serem acusados por espancarem uma trabalhadora doméstica, por acharem que se tratava de uma prostituta. Será que prostituta é para ser exterminada? Sociedade onde não há respeito pelo outro, Deus é algo para alguém que não possui intelectualidade e o professor é obrigado a conviver com a conduta perniciosa de alguns alunos, onde tudo é possível, inclusive praticar homicídios sem a preocupação em sofrer alguma punição.

Em grande parte, o comportamento nefasto de alguns jovens reflete como os pais vêem o mundo. Para eles o importante é que seus filhos sejam felizes, mesmo que à felicidade seja conquistada com a infelicidade do outro. Crianças que são incapazes de ouvir um não dos pais, pois correm o risco de terem filhos traumatizados, mas a eles é permitido com a conivência dos pais de tolher o desejo do outro.

O comportamento dos jovens em relação a trabalhadora doméstica, não é muito diferente do que a maioria da sociedade brasileira entende. Basta observarmos a forma como muitas delas são tratadas em seu local de trabalho.

As manifestações contra a violência, geralmente ganham dimensões quando os atingidos são aqueles que são vistos como inatingíveis, os demais, podem sofre qualquer tipo de violência, pois são vistos como seres humanos, mas como objeto descartável.

Hely Ferreira.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .