Coluna de Paulo Robeto - JUVENTUDE: FÉ E RENOVAÇÃO



A sociedade de um modo geral tem um grande desafio a ser enfrentado, que é minimizar a influência da modernidade na formação das futuras gerações. O debate em torno do tema passa pelo resgate de valores até então negados pela modernidade, como ética, comprometimento, cooperação e respeito pelo próximo, transparência nas relações, além dos valores familiares, entre outros.

Tal concepção de sociedade moderna vem trazendo conseqüências drásticas para as famílias, como bem disse o Papa Bento XVI, “a modernidade não se traduziu em felicidade para a família”. Exemplo disso foi ver jovens da classe média carioca espancando – por prazer – uma jovem, que estava em um ponto de ônibus. Outros fatos semelhantes já foram noticiados na mídia nacional e nos deixam perplexos, quase incrédulos.

O problema é que, na modernidade, alguns problemas humanos se agravaram: crimes contra a vida humana, aliciamento para as drogas, desemprego e falta de renda para as famílias suprirem suas necessidades básicas, e privação de direitos básicos, como educação, saúde, lazer e outros equipamentos que poderiam melhorar a qualidade de vida e garantir um futuro próspero e sustentável.

O poder público, por sua vez, também tem se apresentado incapaz de resolver os problemas conseqüentes dos novos tempos; no mínimo, tem apresentado políticas compensatórias de curto prazo, que não apontam soluções sustentáveis de longo prazo.

Felizmente, alguns acontecimentos ajudam a manter viva a chama da FÉ em Deus nas pessoas de boa vontade: tive a oportunidade de presenciar que algo está efetivamente sendo feito por esses mesmos jovens que são ameaçados por valores. Participei, ontem, dia 05/07, no Colégio 03 de Agosto, da abertura do II CONGRESSO DE JOVENS da Igreja Assembléia de Deus. Ali, pude observar o papel que as Igrejas, cristãs e não cristãs, têm no resgate da juventude para uma sociedade mais fraterna, sem drogas, sem violência, mais ética e compromissada com o resgate da família. Essa é uma missão de todos, que interessa a todos e ultrapassa as fronteiras das religiões ou credos, congregando aqueles que desejam transformar o mundo.

Quero, como cidadão vitoriense, apresentar minha sincera gratidão aos organizadores deste belíssimo evento e parabenizá-los pela contribuição que estão dando ao Município da Vitória de Santo Antão.

Paulo Roberto

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .