Bancários em greve e representantes da Caixa se reúnem em Brasília


Representantes dos bancários em greve e da Caixa Econômica Federal se reúnem na noite desta terça-feira (20), em Brasília, para discutir as reivindicações dos trabalhadores, que tiveram nesta terça seu 27º dia de paralisação, informou a confederação nacional da categoria. A última negociação havia acontecido em 13 de outubro.

Segundo a confederação, a greve da Caixa atinge os 26 estados e o Distrito Federal. A paralisação continua em capitais como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, além de em 17 estados e em dezenas de cidades. A greve também continua entre os trabalhadores do Banco do Nordeste e do Banese (Banco do Estado do Sergipe).

Os bancários decidiram voltar ao trabalho em 24 cidades no interior de estados do Sul e Sudeste, como em Araraquara (SP) e Macaé (RJ).

Bancancários e a instituição têm uma reunião de conciliação, marcada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta quarta (21), às 9h. O TST indeferiu, nesta sexta-feira (16), uma liminar da Caixa Econômica Federal que solicitava a declaração de abusividade da greve.

O TST justificou a decisão informando que, nos processos de dissídio coletivo, a primeira etapa é sempre a tentativa de conciliação. "Não havendo entendimento, ou caso as partes rejeitem eventual proposta formulada pelo Tribunal, o processo será encaminhado a um relator sorteado, a quem caberá examiná-lo e levá-lo a julgamento", informa o texto divulgado no site do TST.

Na última reunião entre os negociadores do banco e dos trabalhadores, a Caixa apresentou uma proposta que trouxe modificações apenas em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mas os trabalhadores exigem avanços na igualdade de direitos, no Plano de Cargos Comissionados (PCC) e no aumento do número de novas contratações.


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .