Caixa Econômica ainda continua em greve

No 15º dia da greve nacional dos bancários, o Comando Nacional e a Caixa Econômica Federal retomaram o processo de negociação das questões específicas dos empregados do banco. A empresa reafirmou os pontos da proposta apresentada aos trabalhadores na última negociação, realizada no dia 1º de outubro (veja mais aqui).
A novdade apresentado na negociação desta quinta foi o aumento do número de empregados que serão contratados. Dos 2.200 trabalhadores informados na última reunião, o banco anunciou que contratará 3 mil bancários em 2010.
A Caixa reafirmou que seguirá o acordo proposto pela Fenaban, que prevê reajuste salarial de 6% (contemplando ganho real de 1,5%) e uma nova regra para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR): 90% do salário mais R$ 1.024 fixos, com teto de R$ 6.680, além de uma PLR adicional de 2% do lucro líquido distribuídos linearmente entre todos os bancários com teto de R$ 2.100.
No entanto, como o resultado do banco deve ser menor do que o do ano passado, o valor total a ser distribuído pelo banco na regra básica da PLR ultrapassará o teto previsto de 13% do lucro líquido. Assim, o valor a ser pago a cada bancário receberá um redutor de 23% para adequar o valor a esse teto, o que não afeta a PLR adicional.

Avaliação do Comando Nacional

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) avaliam que a proposta feita pelo banco é insuficiente, especialmente na questão da remuneração. Nos últimos anos, a Caixa tem desempenhado um papel cada vez mais presente como operadora de importantes políticas do governo federal, como o Bolsa-Família e os investimentos em habitação.
Se por um lado essa mudança na atuação da Caixa é vista como positiva pelos bancários, ela gerou um aumento enorme na carga de trabalho dos empregados do banco, deteriorando as condições de trabalho. Dessa forma, o Comando entende que, mesmo que o lucro líquido do banco seja insuficiente para pagar aos empregados a regra básica da PLR, os trabalhadores devem receber algum tipo de compensação por toda a sua dedicação e empenho.
Além disso, a proposta não contempla diversas questões específicas reivindicadas pelos trabalhadores, conforme decisão do 25º Conecef, tais como: jornada de seis horas para todos e participação na gestão. Dessa forma, o Comando Nacional decidiu orientar os bancários pela não aprovação da proposta e continuidade da greve na Caixa por tempo indeterminado.



Fonte: Contraf-CUT

5 comentários:

Anônimo disse...

isso é uma puta de uma sacanagem,preciso receber meu seguro desemprego e não posso pois meu cartão cidadão não chegou até hoje,engraçado que tenho a senha do meu cartão e ele não chegou....acho isso uma palhaçada,a maioria dos bancos de greve e a caixa continua com putaria....

Unknown disse...

Acho a greve um forma bacana de ir a luta,mas tb o negocio começa a pegar,nao tenho mais dinheiro e nao tenho como realizar depositos em cheque. Isto tb nao é justo,nao é?

luiz tenorio disse...

Todos temos que reinvidicar nossos direitos ,mas quando começa a afetar as outras pessoas,é preciso para pensar se esta correto,porque quem sofrera o efeito é sempre o povo,estou aguardando para pegar as chaves do meu apto,e o contrato de onde eu aluguei esta vencendo,e não sei oq devoi fazer ,ja que não existe nenhuma posição a respeito,e assim perdemos dinheiro,tempo e quando a caixa voltar,teremos de nos dar com a arrogancia dos funcionarios ,nos tratando com falta de respeito se achando os donos da razão...

Anônimo disse...

acho essa greve uma sacanagem com a populaçao sou a favor de que eles nao recebam aumento nenhum quero que eles tomem vergonha na cara e saiam da greve

Anônimo disse...

eu gotaria de sabe se a caixa economica de petrolina ainda esta en greve?

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .