Estado realiza II Fórum da Pessoa com Deficiência


Está sendo realizado nesta terça (6) e quarta-feira (7), o Segundo Fórum da Pessoa com Deficiência, um dos mais importantes na área. O objetivo é construir uma política estadual que vai garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Estado. Mais de 250 portadores de deficiência visual, motora, auditiva e mental devem comparecer ao evento. As atividades tiveram início às 9h da manhã, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Olinda.
Reivindicação antiga, a política estadual para pessoa com deficiência deve promover mudanças. Elas vão desde a acessibilidade nas instituições públicas, como a construção de rampas, até capacitações para que os profissionais das equipes de Programa de Saúde da Família possam adotar medidas preventivas.

De acordo com Arabela Veloso, gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência ela, a política de atenção à pessoa com deficiência deve ser publicada no Diário Oficial até o primeiro semestre de 2010. Para construí-la, cerca de 110 entidades de portadores de deficiência motora, visual, mental e auditiva devem interagir em grupo. O fórum irá contar com documentos traduzidos para o braile e intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Eventos semelhantes também serão realizados nas macrorregionais de Caruaru (20 e 21 de outubro) e Petrolina (26 e 27 de outubro) para que todos possam participar.

Das mais de 8 milhões de pessoas que vivem em Pernambuco, cerca de 1,3 milhão possui alguma deficiência, de acordo com dados do IBGE. A maioria delas têm deficiência visual (964 mil), seguidos dos portadores de deficiência motora (524 mil), auditiva (328 mil) e mental (148 mil).

Esboço – Uma minuta, que serve como um esboço para construção da política estadual de atenção à pessoa com deficiência, foi produzida pelos especialistas da SES durante todo o ano. Ela servirá para guiar as discussões dos grupos que serão formados durante o Segundo Fórum da Pessoa com Deficiência. Um dos pontos que mais chama a atenção é o artigo quinto, que trata da organização, do planejamento e da execução dos planos, programas e projetos de saúde para os portadores de deficiência.

Entre vários aspectos, eles abordam a ampliação e o fortalecimento do programa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, que dá direito ao paciente da rede pública de saúde a cadeiras de rodas, bengalas, muletas e aparelhos auditivos. O objetivo é a reabilitação dos portadores de deficiência, para incluí-los na sociedade.


Fonte: informações da assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .