Novo cartão de identidade terá chip e proteção para prevenir fraudes

As atuais carteiras de identidade estão com os dias contados. Elas deverão ser substituídas por um novo modelo de cartão de identificação que foi proposto pelo Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal (PF).
Esse novo cartão é mais seguro contra fraudes, mas ainda depende de regulamentação para entrar em vigor. O diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, explica por que esse novo cartão de identidade do cidadão será mais eficiente.
“Não é a forma definitiva ainda, depende da regulamentação da lei, que deve sair nos próximos dias. O comitê gestor vai definir a nova carteira de identidade”, explica. “Os itens de segurança da nova identidade incluem sete camadas, na qual a fotografia é gravada na terceira delas, por exemplo, o que impede que ela seja retirada, além de tintas anti-scanner, imagens fantasmas e chip para biometria, o que garante que ele é antifraude”.
Para implantar o novo cartão, seria preciso capacitar os profissionais e investir em tecnologia nos institutos que fazer a carteira de identidade atual. A previsão é que sejam necessários R$ 400 milhões para implantar a novidade em todo o país.
A economia futura, segundo Marcos Elias de Araújo, justifica os gastos. “Um grande problema hoje é ter documento roubado utilizado por criminosos, e quando a polícia indicia a pessoa é o inocente. Esse cartão confronta essa situação, e o Governo terá uma grande economia com fraudes”, explica o diretor.
O novo cartão terá um espaço para o código que permitiria sua utilização em outros países, como é o caso do Mercosul, em que a carteira de identidade já substitui o passaporte. “Tem foto, filiação, os números de outros documentos, e o mais importante é o chip com a biometria, a impressão digital que garante que o cidadão portador do cartão é ele mesmo”, adianta.
“Além disso, os Estado terão autonomia para manter o preço para tirar a carteira de identidade, que não deve representar nenhum ônus para o cidadão”, explica o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo. Ele participa do 10º Congresso Brasileiro de Identificação, que segue até esta sexta-feira (23), no Recife – veja a programação: 10º Congresso Brasileiro de Identificação



Fonte: pe360graus

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .