Dep. Henrique Queiroz apresenta Voto de Aplausos aos 362 anos da Batalha dos Montes das Tabocas

REQUERIMENTO


Requeremos à Mesa, depois de ouvido o Plenário e obedecidas às formalidades regimentais, seja consignado na ata dos trabalhos legislativos de um hoje, um VOTO DE APLAUSO ao povo de Vitória de Santo Antão pela comemoração dos 362 anos da Batalha do Monte das Tabocas a comemorar-se no próximo dia 03 agosto do corrente ano.
Da decisão desta Casa Legislativa, bem como do inteiro teor da presente proposição, dê-se conhecimento ao :

Exmo Sr. Governador do Estado de Pernambuco, Dr. Eduardo Campos ;
Exmo. Sr .Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Dr. Fernando Bezerra de Souza Coelho,
Exmo Sr. Secretário de Turismo, Dr. José Severiano Chaves ;
Exmo. Sr. Prefeito de Vitória de Santo Antão, José Aglaílson, com endereço à Rua Demócrito Cavalcanti, nº 144 – Livramento;
À Câmara Municipal de Vereadores de Vitória de Santo Antão, na pessoa do seu Presidente, Vereador José Geraldo Gomes de Araújo, com endereço à Praça Três de Agosto, nº 72;
Ao Ilmo Sr. Diretor da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão, com endereço sito a Propriedade Terra Preta, s/nº - Caixa Postal nº 31 - Zona Rural;
Ao Clube de Diretores Lojistas – CDL, na pessoa de seu Presidente, Sr. Rafael Ferraz Vilanova, sito a Av. Mariana Amália, 220 – Centro;
À Associação Comercial de Vitória, na pessoa do seu Presidente Sr. Cristiano de Melo Vasconcelos Barros, com endereço a Avenida Mariana Amália, nº 288 – Centro;
À Sub-seccional da OAB/PE, sito a Rua Demócrito Cavalcanti, 144, Livramento ;

Ilmo. Presidente do LIONS Vitória das Tabocas - Sr. José Carlos Peres Quintas;
Ilmos. Srs. Diretores da FACOL e da FAINTVISA ;
Ilmo. Presidente do ROTARY da Vitória - Dr. José Jaelson Elias;
Ilmo.Sr.Diretor -Presidente da PITÚ, Dr. Alexandre Ferrer
Ilmo . Sr. Diretor Presidente da Usina JB, Dr Jaime Beltrão
Ilmos Srs. Diretores das Rádios Vitória FM e Cultural AM e FM
Ilma. Presidenta do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória - Profª.
Eunice Xavier;
Ilma.
Diretora do Gazeta de Pernambuco - Srª. Wanessa Lima (Rua Pres. Castelo Branco, nº 100, Apto. 301, bairro Livramento, Vitória de Santo Antão
Ilmo. Diretor do Informativo "A Voz" - Sr. Hildebrando Lima.

JUSTIFICATIVA

O Município de Vitória de Santo Antão, neste dia 03 de agosto, está de parabéns comemorando 362 anos da Batalha do Monte das Tabocas, primeira batalha travada entre os holandeses e lusos-brasileiros, episódio esse que deu início à expulsão dos holandeses do Brasil, por isso a nossa iniciativa de apresentar este voto de aplauso.

O primeiro episódio desta batalha ocorrera em 1654, na Campina da Taborda, com a expulsão definitiva do povo invasor, foi nesta época que JOÃO FERNANDES VIEIRA fez uma promessa: se saísse vitorioso, ergueria no monte uma capela para a VIRGEM DE NAZARÉ. Porém a Capela só fora erguida em 1945 - cumprindo-se, assim, a promessa feita, três séculos antes, pelo Governador da capitania de Pernambuco , João Fernandes Vieira.

Em lutas sucessivas os holandeses atearem fogo no Sítio do Covas, e de lá partiram à procura dos luso-brasileiros acampados no Monte das Tabocas, avisado por uma sentinela, João Fernandes Vieira segue a estratégia do Sargento-Mor Antonio Dias Cardoso e envia uma tropa comandada pelo capitão João Nunes para recebê-los em uma emboscada, que surtiu efeito, eram 13:00 horas do dia 3 de agosto de 1645.

Após a emboscada , os holandeses , com sede de vingança , investiram com mais fúria contra os luso-brasileiros, chegando, inclusive, a dominar grande parte do Monte das Tabocas, porém em nada adiantou já que os nossos guerreiros não desistiram da luta , apesar da quantidade inferior de armas. A última investida dos luso-brasileiros foi o ataque de 50 negros descendo o Monte e ao cair da noite , depois de quase 6 horas de combate, os holandeses com grande perda de homens, partiram em direção ao Recife, acarretando a vitória de nosso bravo exército .

Apesar do exército luso-brasileiro ter um número de homens e armas bem inferior ao exercito holandês , não inibiu e nem venceu a bravura de nossos soldados que honram o passado e a história de Vitória de Santo Antão, do Estado de Pernambuco, enfim do Brasil.

Em termos históricos é evidente a importância da Batalha das Tabocas para o nosso país , por isso, em o Governo de Pernambuco no dia 09-11-1978 criou o Parque Histórico Estadual das Tabocas , localizado a 54 Km do Recife, no município da Vitória de Santo Antão cujo nome se deu à Vitória na Batalha do Monte das Tabocas,com uma área total de 9,33 hectares, o Parque das Tabocas tem-se mantido em grande parte com vegetação nativa. Sem falarmos de algumas obras que atualmente emolduram o Centro Histórico como casas esparsas ,escola pública, um pequeno museu e a capela .

O Centro Histórico Estadual do Monte das Tabocas é a representação viva de um sonho de libertação de uma Pátria.

Conhecer a história de luta de um povo como o nosso é aprender a respeitá-la ,pois ela é a prova da fé de um povo forte, esperançoso e guerreiro.

Diante do exposto e por representar iniciativa das mais relevante, exaltando a data da mais alta significação na história pernambucana, é que propomos este voto de aplauso, solicitando aos meus ilustres pares com assento nesta Casa a aprovação do referido pleito.

Sala das Reuniões, em 1 de agosto de 2007


DEP. HENRIQUE QUEIROZ

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .