Associações de Deficientes do Estado se encontram em Caruaru



Foi no último dia 05, no Centro Cultural Tancredo Neves, na área do Pátio do Forró. Participaram Organizações como a APODEC (Ass. dos Portadores de Deficiência de Caruaru e anfitriã do evento), ADVISA (Ass. dos Deficientes da Vitória de Santo Antão), ACACE (ass. de Cegos de Caruaru), APODEGA (Ass. dos Portadores de deficiência de Gravatá), ASDEFI (Ass. dos Deficientes de Rio Formoso), AEAB (Bonito), AADA, entre outros.
Entre os temas abordados, a principal decisão aprovada foi a criação de 4 Federações, atendendo as Zonas Da Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão e uma Confederação que dará suporte às mesmas, salientando que o foco é o interior do Estado que anda abandonado pelas autoridades competentes. Um fato negativo a destacar e que foi sentido por todos os presentes trata da ausência da Superitendência da SEAD (Secretaria Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência) e o CONED (Conselho Estadual em Defesa à Pessoa com Deficiência), mesmo tendo sido convidados e confirmado presença segundo viu-se nos documentos assinados no ato do recebimento dos convites. Capital e região Metropolitana já estão devidamente estruturados conforme a Lei Estadual nº 11.897 de 18.12.2000, que dá direito a passe aos deficientes de Recife e Região Metropolitana e a ADVISA, através de seu Assessoramento Jurídico, está tentando fazer uma emenda aditiva a esse mesmo Direito estendendo o mesmo às cidades interioranas, visto ser uma Lei Estadual.
Debateu-se ainda sobre transportes adaptados, verbas em apoio às instituições, programas de saúde direcionados, doação/compra de equipamentos específicos (cadeiras de rodas, muletas, aparelhos auditivos) e suporte governamental.
Cada um dos líderes falou da situação da Associação em sua cidade e percebeu-se a dificuldade que cada um enfrenta, daí a necessidade da decisão tomada quanto às Federações.
A próxima reunião acontecerá aqui mesmo em Vitória no dia 15.02.08, na sede da ADVISA, o antigo balneário do Clube O Leão, próximo à AABB, que foi conseguido pelo presidente da Instituição Eduardo Bola, através do prefeito do Município que disponibilizou a mesma, apesar de ainda estar sem instalação de água e energia elétrica, bem como algumas melhorias no banheiro que precisa ser adaptado. Mas, segundo Bola, tais providências serão brevemente tomadas com a ajuda da Prefeitura e de sua Secretaria de Ação Social. Vale salientar que a Secretaria de Ação Social de Caruaru deu um maravilhoso apoio à APODEC assim como outros Órgãos Não-Governamentais.

Reportagem: Hudson Ribeiro

1 Comentário:

Anônimo disse...

Ficamos felizes pelo o encontro, só lamentamos que não foi feito nenhum convite de partcipação Para a A.D.C.C. Associação dos Cadeirantes de Caruaru.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .