Câmara dos Vereadores - Sessão Extraordinária dia 26.12.07


Iniciada às 20h30 e terminada às 22h. Nenhum dos Parlamentares ausentes. Contou-se ainda com a presença de Edvaldo Bione (ex-Vereador que compôs a mesa a convite de Geraldo Enfermeiro), Ana Menezes (Presidente do PSB), Ibirapuã (Diretor do Informativo da Câmara e do Jornal A Voz), o Presidente do PMN e a TV Vitória.

O único projeto (causa da reunião extraordinária) votado e aprovado por unanimidade, foi o pedido de afastamento de suas atividades por mais 15 dias (até 08.01.08) para tratar de assuntos referentes à administração da cidade, feito pelo Prefeito José Aglailson.


A reunião foi marcada por uma seqüência de grandes discursos na Tribuna, aqui resumidos, na seguinte ordem (é importante salientar que todos os oradores agradeceram a presença do nosso Blog nessa e nas sessões anteriores):

Sylvio Gouveia (PSB):
Inicia citando ser o fim do 3° ano da atual legislatura e faz um resumo do período. Destaca a preocupação da Câmara com a violência e a segurança, trazendo a ROCAM e o 20° Batalhão da PM, indo à cidade de Santa Cruz do Capibaribe conhecer o plano de segurança lá implantado. Cita a Câmara Itinerante, indo até Pirituba buscar soluções para os problemas da comunidade. Mais de 300 projetos aprovados, entre eles a doação de terrenos para grandes indústrias. Enfatiza o quanto a Tribuna foi usada de maneira ética e respeitosa para interesses da cidade e não com nefasta imunidade parlamentar e que os frutos desse trabalho serão colhidos nas próximas eleições. Parabeniza o Presidente da Câmara por finalmente ter tirado a Lei Orgânica do papel. Agradece aos demais vereadores por terem aceito sua indicação como líder do Conselho de Ética. Falou de seu desejo em se retirar da política, pois quando se assume um cargo público, perde-se a vontade própria. Porém confessa que, em conversa com Décio Filho, indagava se o mandato é do partido ou do candidato. Seu interlocutor responde que o mandato é do povo, e que retirar-se da política significa não dar ouvidos aos eleitores. Assim, ele permanece na vida pública e afirma ter ingressado no respectivo partido para fortalecer o grupo e eleger o sucessor do atual Prefeito, principalmente agora após a parceria com o Governo do Estado. O futuro? Ser mais um soldado nessa luta e na continuidade desse trabalho.

André de Bau (PMN):
Sensibiliza-se com as palavras de Sylvio Gouveia e diz que sempre falaria bem de seu nome para compôr a chapa, pois o mesmo é um nome de peso político. Parabeniza o Dr. Rivaldo Pereira pelo prêmio que recebera como um dos advogados mais atuantes na cidade e região circunvizinha. Agradece a Edvaldo Bione, afirmando que sempre estará ao seu lado e juntos farão história, visto anteriormente tê-lo feito com seu pai (Bau). Fala da conversa que teve na última semana com o Prefeito intercedendo em favor do bairro de Campinas, no que lhe foi prometido atenção imediata.

Décio Filho (PSB):
Regozija-se com a galeria cheia e "florida". Reflete sobre a cultura nacional. Faz um balanço positivo do Legislativo local enquanto o compara à crise séria do nacional e aos escândalos nas Câmaras Municipais e Ministérios Públicos. Lembra o Vereador alagoano que tirou suas próprias roupas atentando contra o pudor. Também do Vereador pernambucano que viajou e deixou contas em nome de sua Câmara. Por essas e outras, ele hoje orgulha-se do atual quadro de Parlamentares. Relembra que há tempos, antes de se candidatar, acompanhava o trabalho dos Vereadores da época e ficava decepcionado, diferentemente do orgulho que agora sente de seus companheiros. Enfatiza que é fácil falar mal dos Vereadores, difícil é ser um deles, criar projetos, cuidar dos interesses da cidade. Mais complicado ainda é estar à frente, por isso também parabeniza o Presidente não só por ter conseguido equilibrar a situação financeira mas principalmente pelo respeito que consegue arrancar de todos.

Heleno Rodrigues (PSB):
Agradece a Geraldo Enfermeiro pela constante solidariedade, ao Prefeito e Vice pelas melhorias na saúde, agricultura, segurança e demais áreas. Cita que a educação da cidade está acima de muitos municípios. Deixou o PMDB por perceber a seriedade do trabalho realizado por José Aglailson e, a convite dele mesmo, de Geraldo e de Demétrius, resolveu transferir-se para o PSB para quem trabalhará arduamente.

Novo da Banca (PSB):
Fala da expectativa dos milhares de empregos que virão com as empresas incentivadas também pelo trabalho político que vem sendo realizado na cidade e que o fazem com muito amor. Diz que não há dificuldade nas aprovações de projetos e requerimentos, haja visto grande sintonia da Casa para com o Executivo. Afirma torcer pelo sucesso de Heleno Rodrigues. Comenta de seu trabalho voltado para os mais carentes por ser esse seu perfil e desculpa-se pelas falhas porventura cometidas para com os demais colegas.

Geraldo Enfermeiro (PSB):
Faz uso da Tribuna para que a sociedade tome conhecimento da atuação parlamentar dele e dos demais. Diz que Vitória via, tempos antes, a Casa Diogo de Braga nas mãos de agiotas, água e luz cortadas, goteiras nos tetos, à base de ventiladores... Mas que atualmente a situação é completamente diferente. Hoje ele segue a liderança que aprendeu a gostar: José Aglailson e Aglailson Júnior. Antes, o Plenário era cheio de sessões com muitas brigas, detratações, picuinhas e até mesmo agressões físicas, porém agora a briga é uma só: o melhor para a cidade. Com esse trabalho conjunto entre Câmara e Prefeitura teremos a implantação da SADIA, viabilizado pela Dra. Ana Arraes que sensibilizou o Governo do Estado. Em seus mandatos, acabou-se com o voto secreto. Foi criada a Reunião Itinerante, assim como o Informativo Legislativo e o Código de Ética. Teve a coragem de colocar em pauta de Plenário a revisão da Lei Orgânica. Abriu concurso para a Casa mas problemas políticos o revogaram. Foi em sua gestão que nenhum funcionário recebeu salário com atraso, todos têm calendário de férias bem como 13° e férias em dia. Marcou audiência pública com o Secretário da Defesa Civil quando não havia escrivão nem viatura e o batalhão ainda era companhia. Vitória terá uma Delegacia da Mulher. Parabeniza a todos os Parlamentares por nunca elaboraram Projetos de Lei em causa própria. Continua com seu discurso emocionado lembrando que em seus dois mandatos não houve uma só discussão pessoal. A convivência com a oposição foi a mesma dos aliados partidários. Lutou para que Décio Filho voltasse ao PSB. Cita Dr. Heleno Rodrigues como um homem de palavra e lealdade. Confessa divergências com Novo da Banca e André de Bau, mas nunca brigaram por interesses pessoais. Antes, havia 3 ou 4 postos de PSF, hoje, todas as comunidades o têm. Extinguiu o artigo 127 que dispunha sobre aposentadoria, o que beneficiaria a ele próprio e a Sylvio Gouveia. Afirma ser um homem que cumpre o que fala. Diz que todos os projetos do Prefeito foram aprovados e sempre o serão se permanecerem nessa mesma linhagem para beneficiar a cidade. Finaliza na esperança de que o nível de união entre todos seja tal que um Vereador atue na área do outro sem problemas e que as roupas sujam sejam lavadas fora de casa para que ali haja sempre harmonia.

Sylvio Gouveia relembra o artigo que foi suprimido da Lei Orgânica referente às aposentadorias e agradece a Ibirapuã pela redação e digitação da mesma. Todos os oradores encerraram suas oportunidades com votos de um feliz 2008 a todos os presentes e aos vitorienses de modo geral.

Reportagem: Hudson Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .