Vitoriense em destaque na Globo News

A Globo News dedicou, no sábado 14, em sua edição nacional, em dois horários, ampla reportagem sobre o livro/álbum FLORES TROPICAIS, do qual o vitoriense Marcus Prado participa como autor das fotos. A matéria foi produzida por Francisco José e Beatriz Castro, da RedeGlobo/NE. O livro/álbum FLORES TROPICAIS foi finalista do Premio Jabuti 2006 no campo da Fotografia, a mais importante premiação brasileira na sua especialidade. Para tanto, a Embrapa investiu no projeto do livro mais de R$ 70 mil. A poetisa Deborah Brennand participa com um poema de sua autoria abrindo cada capítulo. Com esse livro/álbum, que se destaca pelo seu alto padrão como obra de arte gráfica, a Embrapa iniciou uma série de obras temáticas que terá continuidade, em 2008, com o FLORES DA CAATINGA, do qual Marcus Prado participará em parceria com o poeta Marcus Accioly. Em Março de 2008 está prevista, na sede da Academia Brasileira de Letras ( Rio de Janeiro) uma mostra das fotos que foram destaque nacional no GloboNews, além de outras inéditas. Integram parte do acervo já exibido na Universidade Blaise Pascal (França) e na Galeria Consigo (São Paulo). Na oportunidade, haverá o lançamento de mais uma edição da Revista FLORES DE PERNAMBUCO, dirigida por MP. A pernambucana Atlantis Flores Tropicais participará do evento.

Reportagem: Alexandre Rogério

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Marcus Prado:
Estou em sua querida Vitória na casa de um assíduo leitor dos seus artigos, Júnior, que não lhe conhece pessoalmente, ainda, mas que espera por esta oportunidade, pois admira muito o que você escreve. Vim para um casamento de uma aluna da minha namorada, na UFPE., cujo pai, acredito você tenha conhecido, o sr. João de Barros, que teve intensa participação nos carnavais vitorienses.
Nada mais fiel do que este seu artigo sobre o caos do transito nesta cidade, que acabo de constatar ao vivo e dramaticamente. É preciso reclamar, como você está fazendo. Vamos ver se alguem se senbiliza.
Um forte abraço,
Silvio Soares

Anônimo disse...

Amigos

A escritora pernambucana LUZILÁ GONÇALVES FERREIRA escreve de Paris, nesta segunda-feira, dando notícia que repercutiu, entre seus amigos brasileiros e colegas radicados na capital francesa, a matéria da Globo News sobre o livro/álbum FLORES TROPICAIS levada ao ar em dois horários neste sábado e retransmitida para vários países.

Participo dessa obra, a mais bela produzida até hoje no Brasil sobre o tema, como co-autor, na condição de fotógrafo, ao lado de Deborah Brenanand, Daniel Terao e de uma grande equipe de técnicos da Embrapa, responsável pela edição do livro, que terá continuidade em 2008, com o lançamento do FLORES DA CAATINGA.

Agradeço aos repórteres Francisco José e Beatriz Castro, da Globo/Nordeste, que produziram a matéria originalmente exibida em PE, no início de 2007. Agradeço igualmente ao professor Dr. Saulo Neiva, pela curadoria de uma mostra fotográfica ralizada na França, exatraída das fotos do FLORES TROPICAIS.

AGRADECIMENTOS: Aos amigos Geraldo Eugênio ( Embrapa) , Jô Mazzaloro e Duda Amaral ( Rede Globo Recife) pelos incentivos antes mesmo de o livro nascer e se tornar obra de referência internacional sobre as espécies tropicais; a Maria do Carmo Teixeira, Vanjola Pereira e Juvino Nery, pelo apoio que me deram, facilitando por todos os meios o meu trabalho de produção fotográfica, que resultou em mais de 5 mil peças adquiridas pela Embrapa; à Livraria Cultura, através de suas lojas em várias capitais, que incluiu o livro na sua lista, há mais de dois anos, entre o mais vendido no gênero. À cordenação do PREMIO JABUTI, pelo destaque que deu ao livro, colocando-o entre os finalistas em 2006, gênero fotografia.

Finalmente, a Eliane Bezerra, da Atlantis Flores Tropicais, que se tornou aliada na divulgação desse livro/álbum, por onde ela tem passado, dentro e fora do Brasil, pelo que tem de relevante às espécies tropicais pernambucanas admiradas no mundo inteiro.

Cordialmente
Marcus Prado

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .