Coluna de Vivianne Santos - uma terra de vitórias


Parte I - A TERRA DE SANTO ANTÃO

Capítulo VI


Denominações da cidade de Vitória de Santo Antão


CIDADE DE BRAGA - Sua origem data de 1626, ano em que Diogo de Braga construíra, à margem esquerda do Tapacurá, algumas casas, onde se fixou com seus parentes, ao redor de uma capela que dedicou a Santo Antão.

SANTO ANTÃO DA MATA- Com a morte de Diogo de Braga e a possível dispersão dos seus descendentes, foi o seu nome esquecido, trocado facilmente pelos habitantes por Santo Antão.

FREGUESIA DE SANTO ANTÃO DA MATA- Criada por alvará, data do dia 14 de março de 1783.


VILA DE SANTO ANTÃO - Em 1811 a povoação de Santo Antão foi elevada a Vila, passando a denominar-se Vila de Santo Antão, separando-se de Olinda (o município vitoriense viveu 186 anos após a sua fundação, sob a jurisdição de Olinda, na condição de povoação e freguesia).

CIDADE DA VICTÓRIA - No dia 6 de maio de 1843, a Vila de Santo Antão foi elevada à categoria de cidade, com, a denominação de Cidade da Victória.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - O nome da Cidade da Victória, não pôde ser mantido em face de uma resolução do Congresso Brasileiro de Geografia, em virtude da qual devem desaparecer as duplicatas de nomes locativos. Após a realização de vários debates, ficou aprovado em 31 de dezembro de 1943 o nome de Vitória de Santo Antão, por simbolizar dupla tradição: a cívica e a cristã.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Paris é bela, inegável! Mas falar da história da nossa Vitória de Santo Antão com a foto da colunista e ao fundo a Torre Eifel, soa bastante estranho. Vamos valorizar nossa terra com suas belezas! Peço encarecidamente que Marcus Prado me ajude nessa iniciativa.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .