Coluna Vandson Cássio - Comentário sobre a última enquete

OH! QUERIDA DEMOCRACIA
Oh! Querida democracia. Que até então não a conheço, mas, ouço falar...
Oh! Querida terra amada! Que bem a conheço e vivo a sonhar, com a esperança, a justiça social e a responsabilidade política, que é dever de todos e responsabilidade do Estado.

Pelo menos assim foi que aprendemos, mas na prática o que acontece? O discurso de que o País é democrático e a responsabilidade é do eleitor? Creio que já esteja ultrapassado, até porque desde as últimas eleições alguns exemplos bem incomuns e vergonhosos já tem sido um pesar na consciência de muitos. Mas o que falar da população que acompanha o andamento do Legislativo Municipal e toma para si o dever cívico de fiscalizar os seus representantes?

Até porque afinal foram com os votos deles que os parlamentares lá se encontram. Pois é, na Enquete feita por este Blog apenas 3% dos eleitores estão satisfeitos, 16% acham que alguns precisam ser trocados, outros 18% tem certeza de que um grande número de Vereadores precisam ser trocados e 63% da grande maioria está completamente insatisfeita com o desfecho desta Câmara de Vereadores da Terra das Tabocas.

Forçando muitos dos eleitos que aí estão a suar a camisa em 2008 para não ficar de fora. Será que o povo realmente não vem acompanhando os trabalhos do plenário? Essa semana fiz aquela pergunta clássica a uma idosa “A senhora se lembra em quem votou na ultima eleição?” E para meu espanto ela respondeu: Lembro sim, foi em Fulano de Tal. Surgiu então a pergunta: E a senhora está satisfeita? A velhinha fez cara de quem chupou limão com jiló e disse: - Meu filho ele mora bem perto de minha casa mal vai lá, ou seja, só vai de quatro em quatro anos, e só votei por que fez um favor a minha filha.

É, enquanto este tipo de trocadilho ainda persistir o que nós faremos? Digo, sei o que faremos. Agüentaremos mais quatro anos os requerimentos de calçamento de rua, o voto de aplauso, mudança de nome de ruas históricas, pedidos fora de ordem ao Executivo só para afirmar que solicitou. Ainda, oposição de mentirinha! Todos agindo feito lagartixa. Deixando de fiscalizar a coisa pública. Finalmente, o que nos resta é o voto de pesar da grande maioria dos vitorienses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigos

Li a sua de hoje do Vandson. È dessa gente que depende as mudanças da triste terra vitoriense. Prá mim, o melhor lugar do mundo. Mas, peca pela escolha infeliz, há séculos, de seus dirigentes. Poucos, rarissimos, foram dignos de nossa escolha. Isto é, não souberam dignificar o cargo, não honraram o voto dos cidadãos bem intencionados, dos que amam verdadeiramente a cidade. Como eles mentem!!!!

Como pode - prá dar um exemplo - uma cidade do porte de Vitória, passar 15 dias sem água potável nas torneiras? Sem um gesto sequer de repúdio da população humildemente calada, aparentemente amordaçada? Voces precisam saber - já escrevi sobre isso - que a nossa cidade foi condenada pelo Imperador Pedro II a ser riscada do mapa, por causa da insalubridade, de sua água podre, quando fomos quase ceifados pela Cólera Morbus. ( Estou sabendo que o governador Eduardo Campos garante que não encerrra seu mandato sem resolver o problema do abastecimento de cidades do porte de Vitória. Fiquei feliz com essa notícia. Prá mim, isso vale mais do que dez grandes fábricas instaladas aqui, embora reconheça a importância de cada uma já anunciada.)



Como os politicos vitorienses sabem com perfeição a engenharia do poder e como sabem iludir o povo!!! Conheço com precisão a história politica de Vitória. Tive um convívio intelectual com o seu maior historiador, o mestre Aragão. Dele ouvi muitas lições sobre o passado histórico da cidade. Posso lhes afirmar que rarissimos politicos do passado NÃO MUITO REMOTO foram dignos de nosso apreço. De nossa admiração. De nosso respeito. Há felizmente exceções, embora raríssimas, ontem e hoje.

Marcus Prado

Anônimo disse...

Até quando vamos esperar bom o tempo chegar?
Será que não já está na hora de fazer valer os nossos direitos e as obrigações deles?

Parabéns Vandson!

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .