Piloto e carona terão que usar adesivos luminosos no capacete

A partir do dia 1º de janeiro quem anda de moto, pilotando ou de carona, vai ser obrigado a usar adesivos luminosos no capacete. A medida, segundo o Detran, é para dar mais segurança e diminuir o número de acidentes com motocicleta e é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os adesivos refletem luz, custam R$ 1,50, devem ser colocados na frente, atrás e dos dois lados.
A medida já foi bem aceita pelas pessoas que diariamente usam o veículo para trabalhar. O vendedor Jaílton Silva conta que tem medo de dirigir. “Estamos sempre propício a sofrer um acidente. O trânsito aqui em Recife é muito corrido”, explicou.
De acordo com o Detran, em 2006, foram registrados em Pernambuco 4.587 acidentes de trânsito. Desse número, 1.605 envolveram motos. “Acredito que todos vão ganhar com essa determinação do Contran. A intenção é diminuir o grande número de acidentes envolvendo motos”, explica o diretor geral do Detran, Roberto Leandro.
Para orientar e prestar maiores esclarecimentos aos pilotos de moto, o Detran vai fazer uma campanha educativa durante 15 dias. Depois que entrar em vigor, em 1º de janeiro de 2008, quem não usar capacete com adesivos levará multa de R$ 127,69 e perderá cinco pontos na carteira de habilitação. A moto também será apreendida até que os adesivos sejam colocados no capacete.



Reportagem: Alexandre Rogério.

3 comentários:

Carlos Backes disse...

Ridiculo isso!!!!!!!
Pra que colocar adessivos luminosos no capacete se a moto estiver na estrada e logico q tera um cara em cima, sozinha eh q a moto nao vai estar andando, a moto tem sinaleira pra que esses luminosos nao vai mudar nada na questao dos acidentes é soh pro proprietario da moto ter q gastar dinheiro comprando essas "porcarias", quanto sera q o pessoal q aprovou essa lei levou por fora pra aprovar com certeza alguem vai ganhar dinheiro com isso se nao com certeza nao seria aprovado!!!
esse país eh ridiculo soh aprovam leis de merda pq nao se preocupao com o q realmente interessa como saude, segurança, educação etc...
por isso eh q eu digo:
"BRASIL UM PAÍS DE TOLOS!!!"

Thays Costa. disse...

Sinceramente?
Concordo com o comentário acima, alguém vai ter que ganhar com isso, não é?
Mas já que estão dizendo que os acidentes de motos irão diminuir, então só nos resta esperar e rezar para que realmente diminuam.
Mas concordo plenamente com o comentário acima, coisas que merecem PREOCUPAÇÃO (como saúde e educação), ninguém se mexe para fazer nada, e enquanto isso o Brasil vai virando o que está hoje.

Anônimo disse...

Dois projetos de governo, de São Paulo e Rio Grande do Sul, se chegarem a serem transformados em lei na defesa do cidadão e da segurança, se forem aprovados, poderão proibir nesses estados o uso da carona de motoqueiros. O governo de São Paulo quer transformar o projeto em Lei, imediatamente.
Alegam as autoridades que a criminalidade nesses estados tem crescido, em grande parte, por conta da bandidagem praticada por motoqueiros e seus comparsas. Estatísticas têm crescido noutras regiões do País, como é o caso de Pernambuco. Chegando, como tudo indica, a Pernambuco, os motoqueiros terão de cumprir a lei que proibirá o prática da carona, isto é, a profissão não regulamentada do moto-taxi vai ser proibida. Resultará em dois fatores econômicos que poderão atingir grandes interesses: das fábrcas e montadoras de motos, e aos milhares de motoqueiros taxistas. Vitória de Santo Antão é a cidade que mais possui moto-táxi no Interior e terá um grande desafio de enfrentar, talvez, o desemprego de muita gente, a maioria sem qualificação de mercado.
Marcus Prado.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .