Coluna Vandson Cássio - Comentário sobre a última Enquete


ONDE ESTÁ O DIREITO À JUSTIÇA?

Art. 5º Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...


Então meus amigos, isso é muito bonito. Até certo ponto emocionante, mas será que é devidamente posto em prática? Ou seria muito contraditório dizer que se eu fosse um parlamentar teria privilégios? E o que é pior: assegurados pelas mesmas leis e pelos que as fazem.

Há certa prática muito comum entre os brasileiros, bem - não se sabe quem inventou, porém no Brasil ninguém assume responsabilidades, as pessoas transferem! - Isso mesmo: transferem suas responsabilidades para todos; até para o mau tempo. Outro dia eu estava assistindo ao noticiário quando vi um Delegado de Policia dizer abertamente que o erro de colocar uma menor de 15 anos numa cela, com trinta marginais, era da própria menor, pois ela não se identificou como tal!!! Sendo este apenas um pequeno exemplo de um caso ocorrido no Pará, algum tempo atrás, mas já nos mostra algumas práticas corriqueiras daqueles que deveriam dar o exemplo, visto terem Fé Pública.

Portanto, aqui na pitoresca Vitória de Sto. Antão observamos um caso surpreendente: 65% das pessoas acreditam na Lei, e no que é melhor (ou pior), acreditam no cumprimento dela (de acordo com Enquete feita por este Blog). Há, desculpem-me, o caso agora comentado não é de violência e sim de Legislação Eleitoral, é isso mesmo, 65% das pessoas em Vitória acreditam e concordam com a proibição da campanha extemporânea (fora do prazo), que vinha sendo realizada na cidade, outros 16% são indiferentes, pois acham que a Lei não será respeitada mesmo, demais os 7% discordam devido acreditarem que a campanha extemporânea serve (além de poluir a cidade) para conhecer os pré-candidatos, contrariando uns poucos 5% que só vêem o benefício por conta da poluição visual e auditiva.

Bem amigos internautas, o que nos resta é nada mais nada menos que a vontade de lutar por uma sociedade mais justa, tendo para isso ter que lembrar a todos que a liberdade é o direito de todos os seres conscientes, assegurado por nossa Carta Magna:


IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


A Justiça Eleitoral tem a obrigação de promover um pleito mais igualitário possível, dentro daquilo que determina a legislação. Cabe a nós exercermos nosso dever e direito de eleitores, sobretudo de cidadãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .