A ADVISA faz manifesto por uma cidade mais acéssivel



A ADVISA - Associação dos Deficientes da Vitoria de Santo Antão, aproveitando a Semana do Deficiente, na luta pelos direitos das pessoas com necessidades especiais, fizeram um manifesto, exigindo acessibilidade em nosso município, aproveitaram o momento para mostrar o trabalho da Associação. Eles leram o seguinte documento: "A ADVISA vem participando de vários encontros a nível estadual, tais como Conferencias em várias cidades do interior, unindo forças para que a Lei 11.897 de 18.12.2000 seja implementada em todo o estado de Pernambuco, e não apenas em Recife e área metropolitana. Será que o interior não faz parte do Estado? Durante esses encontros foi elaborado por todos o Projeto Passe Livre Intermunicipal que foi enviado para o Governo do Estado e todos os Deputados Estaduais, onde evita a exclusão e a discriminação com as pessoas portadoras de deficiência no interior do nosso Estado. Este documento foi assinado pelos representantes das Associações das cidades de Caruaru, Gravatá, Rio Formoso, Bonito, Carpina, Escada e Vitória de Santo Antão. Até agora, não recebemos nenhuma resposta. E para piorar a situação dos deficientes, além de pagar a passagem, eles, principalmente os cadeirantes e muletantes, passam pelo constrangimento de se arrastarem por baixo das duas catracas existentes nos ônibus da empresa Borborema e o Decreto nº 5.296 de 02.12.2004 - No seu Capítulo V - Da Acessibilidade aos Serviços de Transportes Coletivos - Seção III - Da Acessibilidade no Transporte Coletivo Rodoviário proíbe a existências das referidas catracas,e além disso, para reforçar o referido Decreto, o DER do nosso estado publicou uma portaria de nº 0161 de 31.08.2007, já completando um ano. Tal portaria exige que as catracas dianteiras sejam retiradas imediatamente.
Na Educação a A
DVISA tem feito reuniões com Professoras (das escolas Mariana Amália e João Cleofas) e com os pais das crianças com necessidades especiais que estudam nesses educandários, porque a ADVISA tem o propósito de sempre está perto dos educadores e dos pais. Nossa meta prioritária na Educação, é conseguir um transporte para levar e trazer das escolas as crianças com necessidades especiais, muitas dessas crianças não estão indo para escola porque os pais tem dificuldade de levá-las por causa da locomoção.

No Trabalho a ADVISA já encaminhou para o trabalho, vários dos seus sócios, para diversas empresas vitorienses, como: A Locar, Apami, Engarrafamento Pitu entre outras, e já enviamos mais de 30 currículos para serem selecionados pela SADIA. A ADVISA irá visitar as empresas existentes em nossa cidade, para que elas mudem seus pensamentos, porque as empresas tem o vicio de sempre pedir para ADVISA, enviar um sócio para a seleção, e que ele tenha uma deficiência leve, ai perguntamos? O que é uma deficiência pesada? É quando vamos conscientizar nossos empresários, que pela Lei Federal, as Empresas que tem que se adaptar ao funcionário com necessidades especiais, e não o contrario, está previsto na Constituição da Republica no seu Art. 3º, §IV.
Na Acessibilidade a ADVISA irá fazer um trabalh
o junto aos comerciantes de Vitória, para fazer uma conscientização de tornar seu estabelecimento comercial acessível, porque iremos lutar para que a Lei de Acessibilidade seja cumprida em nosso município, visto que já conseguimos através deste trabalho que a CELPE e o Bradesco ficassem acessíveis.

Nos Esportes a ADVISA tem um grande interesse nessa área, visto que seu Presidente é Medalha de Prata nas Paraolimpíadas de Atlanta, e como a nossa sede tem uma área que podemos construir uma quadra para que seja praticado o basquete em cadeiras de rodas e o vôlei sentado, e já temos um projeto, e iremos encaminhá-lo para as empresas particulares, como também para os órgãos públicos ligado aos esportes paraolímpicos.

A atual diretoria da ADVISA é composta por: Presidente: Josias Eduardo Belo de Lima (Bola); Vice-Presidente: Alexandre Rogério do Nascimento; 1ª Secretária: Raquel Moura Silva; 2ª Secretária: Antônia Cavalcanti Borges; 1º Tesoureiro: Severino Francisco de Matos (Sr. Raminho): 2° Tesoureiro: José Elias Quintino de Souza; Conselheiros Titulares: José Everaldo Gomes dos Santos; Hudson Ribeiro da Silva; Marconi Ferreira de Arruda; Conselheiros Suplentes; Pedro Demesio da Silva Filho; Maria de Fátima de Paiva.

No final agradeceram pelo apoio da Secretaria de Ação Social do Município e ao Governo que Faz, por disponibilizar a Sede da Associação (Antigo balneário do Clube O Leão) e por está fazendo a recuperação da mesma. Encerraram convidando todos sócios para um almoço, oferecido pela ADVISA ,em comemoração a semana dedicada a Pessoa com Deficiêcia, e com a frase sempre usada pelo Fundador do Instituto dos Cegos de Recife e ex-superintendente da SEAD, Senhor Manoel Aguiar, que sempre diz: "SOU FELIZ POR SER CEGO. PORQUE SE ASSIM EU NÃO FOSSE, EU NÃO SERIA MANOEL AGUIAR".

Destribuiram adecivos em que os motoristas afirmam que respeitam os estacionamentos para pessoas especiais, e para animar o evento, o sócio Joãozinho, que é deficiente visual, deu um show de forró, mostrando que não são deficientes e nem pessoas com necessidades especiais, e sim, pessoas com mobilidades reduzidas com muito orgulho e muita alegria no coração.

Reportagem: Coelho Neto


1 Comentário:

Anônimo disse...

acho que independente de candidato,o juiz eleitoral deveria através de meios de comunicaçao disponíveis e acessíveis ao "povão",esclarecer qual interpretação a justiça tem a respeito deste caso da TV vitória.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .