TJPE vai ampliar inspeção sobre os cartórios

Sem alarde, o Tribunal de Justiça do Estado criou um programa de inspeção para avaliar de forma sistemática os 498 cartórios de notas e registros instalados na capital e no interior.
Na semana passada, o programa foi foco de uma palestra da corregedor Geral de Justiça, desembargador José Fernandes.
Uma das novidades é a participação dos juízes no processo de coleta de informações por meio do preenchimento do formulário on-line realizado até o dia 31 de julho no link da Corregedoria no site do Tribunal (http://www.tjpe.jus.br/).
Neste primeiro momento, os juízes forneceram informações sobre os cartórios presentes nas comarcas no Programa de Inspeção Extrajudicial. O formulário apura se funcionam em local adequado, atendem satisfatoriamente a população e recolhem os tributos como a Lei determina.
'Após a análise dessas informações, uma equipe da Corregedoria vai resolver os problemas encontrados e também sugerir melhorias”, explicou.
“O Poder Judiciário concede a autorização para que os cartórios prestem serviços em caráter privado e nós temos também a obrigação de fiscalizá-los', afirmou o corregedor José Fernandes.
Os magistrados também aproveitaram a palestra para sugerir melhorias no programa de inspeção.
As juízas Luciana Ferreira e Patrícia Galvão, ambas da Comarca de Jaboatão, acharam fácil o preenchimento do arquivo e sugeriram ajustes no sistema envio para a Corregedoria.
'Gostaríamos de revisar os dados digitados no formulário de uma forma que não era oferecida pelo programa', afirmam.
Satisfeito com a Oficina de Gestão, o desembargador José Fernandes garantiu que todas as sugestões dos juízes serão analisadas para melhorar o programa de Inspeção.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .