Operação Guararapes prende 43 pessoas em Pernambuco


A Operação Guararapes, deflagrada na manhã de hoje, pelas polícias Civil e Militar de Pernambuco, já cumpriu 43 dos 52 mandados de prisão expedidos. A ação conjunta, que tem como objetivo desbaratar três grupos de extermínio em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), mobilizou 423 policias. O alvo da operação são policiais, empresários e dois candidatos a vereador de Jaboatão dos Guararapes. Até o momento, a Secretaria Defesa Social (SDS) não divulgou os nomes dos detidos.
Para o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, a ação demonstra resultados positivos. “Dos 52 mandados de prisão expedidos, temos agora um total de 43 pessoas presas. Esta é a maior operação realizada pelas polícias”, enfatizou.
Os grupos de extermínios atuavam há cerca de oito anos no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. No entanto, as investigações só começaram em meados de fevereiro desse ano. De acordo com o coordenador-geral da operação, o delegado Joel Venâncio, o esforço para prender o resto do bando continuará. “Acredito que outras prisões serão efetuadas a partir dos depoimentos e da conclusão desta ação”, declarou. O delegado ainda informou que a expectativa é que haja uma redução significativa no número de homicídios na área.
A operação é coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e faz parte da estratégia adotada pelo Governo do Estado no Pacto pela Vida. A Base da Operação está no Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE). Todos os detalhes da operação, que continua em andamento, serão dados amanhã às 9h, durante coletiva, no auditório da Secretaria de Defesa Social.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .