AMB começa a divulgar “lista suja”

Maluf responde a seis ações diferentes, contra uma de Marta Suplicy


A 1ª relação abrange apenas candidatos a prefeito e vice das capitais, a AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) divulgou ontem a lista com os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito das capitais que respondem a processos na Justiça. Na lista destacam-se os nomes dos candidatos a prefeito de São Paulo Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP).
A candidata a vice-prefeita na chapa de Maluf, Aline Corrêa (PP), também está na lista, respondendo a processos por crimes como formação de quadrilha, falsificação de documentos e ocultação de bens. Já o candidato do PP está envolvido em seis ações, que vão de crimes contra o Sistema financeiro a formação de quadrilha. Marta responde por crimes da Lei de Licitações. De acordo com a AMB, a lista inclui 15 candidatos a prefeito que respondem a ações penal, de improbidade administrativa ou eleitoral na Justiça. Estão na lista as ações que estão tramitando, mesmo que o caso ainda não tenha sido julgado em nenhuma instância.
Inicialmente, a relação só vai incluir os candidatos a prefeito e vice-prefeito nas capitais. Mas a AMB pretende incluir a lista dos candidatos das cidades com mais de 200 mil eleitores até agosto. O secretário-geral da AMB, Paulo Henrique Machado, disse à reportagem que, nesta primeira etapa, serão disponibilizados cerca de 350 nomes de candidatos a prefeito e vice nas capitais.
Segundo Machado, apenas 5% deste total respondem a processos criminais ou por improbidade administrativa. “Sinceramente? Eu me surpreendi positivamente com os números. Nós ouvimos falar tanto em dados negativos sobre os políticos, mas, observando as informações, os números foram inferiores ao esperado”, disse o secretário-geral.
De acordo com Machado, a lista elaborada pela AMB só vai considerar os casos de processos já aceitos pela Justiça. O magistrado disse que o objetivo da associação não é “pré-julgar” ou “julgar” os candidatos, mas prestar um serviço à sociedade, informando com segurança os dados relativos aos candidatos.
“A AMB não está dizendo se o político pode ou não se candidatar. A associação entende que esses dados, sobre os processos, não podem ser omitidos ao eleitor. São informações prestadas pelos próprios candidatos”, afirmou. A lista encontra-se no site da associação (www.amb.com.br).

Reportagem: Alexandre Rogério

1 Comentário:

Anônimo disse...

Isso é um absurdo! Tantos processos se tem contra o Sr.Paulo Maluf, e não se consegue mantê-lo preso! A nossa justiça é por demais lenta e burocrática.

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .