Preso escapa de impugnação do MP

“Vozinho”, acusado de homicídio e tráfico de drogas, mantém candidatura, terminou, ontem, o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhasse os processos de impugnação de candidatos que, por ventura, não apresentassem os requisitos exigidos para a disputa municipal de outubro. Mas, ao que parece, um caso no mínimo curioso acabou desapercebido pelo MPPE: o de Francislan Juvino de Paula, 27 anos, mais conhecido por Vozinho de San Martin. O líder comunitário é candidato a vereador do Recife pelo PTC, mas a sua residência desde o final do ano passado é o presídio Professor Aníbal Bruno.
De acordo com o delegado adjunto do DHPP, Humberto Ramos, responsável pela prisão do candidato, Vozinho de San Martin, que ainda aguarda julgamento, é acusado de ser integrante de um grupo de extermínio e de participar de um atentado a um casal, que acabou vitimando Mariana Lopes. O presidiário Alex Mendes - o Léo Barata -, namorado da vítima, conseguiu escapar da investida. Em 2005, ele chegou a ficar detido por um mês, por suspeita de tráfico de drogas, mas o processo que apurava a sua participação na venda de entorpecentes acabou arquivada por falta de provas.
“Eu mesmo efetuei a prisão, em cumprimento a um mandato emitido pela segunda vara da Comarca do Recife”, afirmou o delegado, apresentando a documentação, e dizendo nunca ter “ouvido falar de um presidiário que fosse candidato”. O fato de estar preso parece não dificultar na divulgação da candidatura de Vozinho, que já vem sendo feita por meio de muros pintados na comunidade Vila do Tenente, em San Martin, e pelo site de relacionamento Orkut. Na página da Web, com o perfil “Vozinho de San Martin 2008 vem aí”, Francislan divulga fotos ao estilo santinho de campanha e que estão acompanhadas pelo símbolo da Assembléia de Deus. Nas comunidades do perfil do presidiário, o destaque fica para a intitulada “Admiradores de Armas”.
A candidatura de Vozinho foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) através de um pedido individual, ou seja, não foi incluída no pacote coletivo dos registros enviado pelo PTC. Todavia, isso não significa que o pleito de Vozinho não tenha sido aprovado na convenção da legenda. O presidente estadual da sigla, Eriberto Menezes, não foi localizado pela reportagem para falar sobre o assunto. A candidatura do presidiário ainda será apreciada por um juiz eleitoral, quando poderá ser indeferida.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .