TSE informa que em 41 municípios só há mulheres na disputa pelas prefeituras

O Tribunal Superior Eleitoral informou hoje (23) que 41 municípios do país podem ter somente mulheres na disputa do cargo de prefeito. No universo de 5.563 municípios brasileiros, o número é inferior a 1% e não é definitivo, porque ainda há pedidos de registro de candidaturas em andamento na Justiça Eleitoral.
Uma amostra de que a participação feminina ainda é tímida é o número total de solicitações de registro de candidatas às prefeituras nas eleições de 2008. São 1.580 pedidos de registro de mulheres contra 13.677 de homens.
O estado com maior número de municípios onde só existem candidatas ao cargo de chefe do Executivo é a Paraíba, com sete, seguida por São Paulo (com cinco), Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte (com quatro, em cada).

Reportagem: Alexandre Rogério

1 Comentário:

Anônimo disse...

Precisamos da força e da sensibilidade feminina ocupando cargos de maior representatividade, até mesmo no setor privado.
Infelizmente, nós mulheres pagamos um alto preço pela nossa dedicação às lutas sociais e pela opção de uma carreira profissional: o desdobramento para cuidar do lar e da família nem sempre é reconhecido; não acompanhamos passo a passo o crescimento de nossos filhos; e, apesar de tanta sobrecarga, ainda somos detentoras dos salários mais baixos.
Que a realidade não nos desanime!
Mulheres, vamos à luta!

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .