Donos de bares e restaurantes reclamam de prejuízos causados pela lei seca

A tolerância zero ao álcool no trânsito vem tirando o sono dos donos dos bares e restaurantes de Pernambuco. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), a queda no movimento no fim de semana chegou a 15%. Para o presidente da entidade, Mário Jorge Cavalheira, a lei é rigorosa de mais.
De acordo com ele, o limite chega a ser absurdo: “Outros países do primeiro mundo, como a Inglaterra, adotam oito decigramas de álcool no sangue como limite. Na França, o teor é de cinco. Limite de dois decigramas, como é praticado no Brasil, é rigoroso em demasia”, opinou.
O que os donos de bares querem é a flexibilização do limite e já entraram na Justiça: “Nós, da Abrasel, não somos favoráveis à equação bebida + direção, mas do jeito que está imposto, centenas de pessoas acabarão desempregadas e estabelecimentos serão fechados”, completou.
A diretora de operações do Detran, Simíramis Queiroz, por outro lado, entende que a lei está correta desse jeito. “Não podemos nos comparar com países estrangeiros por dois motivos: primeiro, porque as penalidades lá são maiores; segundo, porque o índice de acidentes também é menor”, retrucou. “Além disso, há países ricos que adotam a tolerância zero, como a Suécia”, completou.
De acordo com Simíramis, no Brasil, 35 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito e outras 100 mil são aposentadas por invalidez, pelo mesmo motivo. “O rigor é preciso. Assim, motoristas que forem pegos com concentração de álcool no sangue superior a dois decigramas por litro serão punidos por infração gravíssima. Se o teor fo superior a seis decigramas, o motorista pode ser preso”, explicou.
CAMPANHA EDUCATIVA
Para tentar conscientizar a população sobre a importância de separar álcool e direção, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) está desenvolvendo uma campanha educativa, durante esta semana nos terminais de integração do Recife. O objetivo da ação é explicar o porque da adoção da tolerância zero.
“Uma pesquisa feita em 2007 nas cidades de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo apontou que 60% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas alcoolizados. Como a taxa de acidentes por ano é de 1,5 milhão, com 7 milhões de vítimas, dá para se ter uma noção da grandiosidade do problema”, avaliou o secretário de Serviços Públicos do Recife, Amaro João.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .