Nordeste tem 1,1 mil prefeitos tentando a reeleição

Em termos percentuais, Pernambuco lidera o ranking: 184 dos atuais 122 gestores tentarão um segundo mandato, a corrida eleitoral de outubro vai contar com pelo menos 3 mil prefeitos tentando a reeleição. Os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). No Nordeste serão 1.102 prefeitos participando do "recall" nas urnas. Cerca de 76% dos prefeitos que podem disputar as eleições municipais (3.361 dos 4.368 prefeitos) foram escolhidos nas convenções partidárias. De acordo com as regras atuais, assim como o presidente da República e governadores, os prefeitos podem permanecer no cargo pelo período de um mandato (quatro anos) prolongado por mais um, caso consiga ser reeleito. Entre os estados com o maior índice de tentativa de reeleição está o Amapá, onde todos os 13 prefeitos (100%) que poderão disputar o próximo pleito confirmaram serem candidatos. No Nordeste, em termos percentuais, Pernambuco lidera o número de prefeitos que tentam a reeleição: são 122 dos atuais 184. Em seguida estão empatados Paraíba, com 140 dos 223 e Piauí, com 137 dos 223. Depois estão Maranhão, com 137 dos 217; Alagoas com 61 dos 102; Ceará com 149 dos 184; Sergipe com 38 dos 75; Bahia com 225 dos 417; e Rio Grande do Norte, onde 93 dos 167 prefeitos que poderão disputar o segundo mandato irão concorrer nas próximas eleições.
De acordo com a pesquisa, caso se confirme a tendência das últimas duas eleições - em que 58,2% dos candidatos foram reeleitos - teremos nesse ano 1.956 prefeitos com mandatos ampliados. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o crescimento do porcentual de prefeitos que tentarão a reeleição é um dado relevante, que pode refletir a melhoria dos indicadores fiscais e de gestão dos municípios. “Os prefeitos sanearam as contas no último mandato e presumem que poderão se planejar melhor num segundo mandato e concluir as obras e projetos iniciados”, diz Ziulkoski. Segundo ele, entretanto, ainda há um número considerável de prefeitos que desiste de concorrer em virtude da fiscalização ostensiva e – até certo ponto – desigual que sofrem do Ministério Público, se comparado com os governadores. “Apesar disso, a maioria está se atrevendo a buscar a reeleição”, afirma o presidente.
A pesquisa também mostra que o PMDB é o partido com maior número de candidatos à reeleição, com um total de 817 prefeitos. Do ninho tucano sairão 482 prefeitos candidatos a um segundo mandato. PP aparece com 305, DEM 287 e o PT com 285. Proporcionalmente o PCdoB é que tem o maior índice de candidatos à permanência nas prefeituras. Dos atuais 14 prefeitos, 13 disseram que vão disputar o segundo mandato.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .