Brasil cria primeiras células-tronco embrionárias

Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram obter a primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas brasileiras. Há cerca de três meses, os cientistas conseguiram extrair a primeira linhagem estável de células-tronco a partir de um embrião, após 35 tentativas. A partir de então, os pesquisadores começaram a multiplicar essas células. Apenas nas últimas semanas, os pesquisadores conseguiram determinar que as células obtidas podiam se transformar em qualquer tipo de tecido.

Nos Estados Unidos, a primeira linhagem de células-tronco embrionárias surgiu há dez anos, e os pesquisadores brasileiros se basearam no que já havia sido estudado para dar andamento as pesquisas nacionais. A tentativa de desenvolver tratamentos clínicos só será iniciada em uma segunda etapa de pesquisas. Por enquanto, a maioria dos trabalhos de todo o mundo se limita à ciência básica, por causa dos diversos riscos envolvidos com a inserção de células-tronco.

Apesar de o Supremo Tribunal Federal só ter liberado definitivamente a produção de células-tronco embrionárias humanas em maio deste ano, o grupo liderado por Lygia da Veiga Pereira começou os estudos antes, por isso já conseguiu resultados quatro meses após a decisão do STF.


Do JC OnLine
Com informações de Agências

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .