Mulheres freqüentam mais a escola que os homens, comprova Pnad

As mulheres freqüentam mais a escola que os homens. É o que confirma a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são referentes ao ano de 2007.
Entre 18 e 24 anos, elas são ainda mais dedicadas. Nessa faixa, a diferença na proporção de estudantes mulheres e homens é maior do que nas demais faixas etárias: 31,9% entre elas e 30% entre eles -1,9 ponto percentual.
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a escolarização das mulheres pode estar ligada à busca por melhor qualidade de vida para si e para a família.
“As mulheres têm tido, em termos, mais responsabilidade com seu auto-desenvolvimento e com o desenvolvimento familiar. Em alguns casos, aceitam um processo mais rudimentar de entrada no mercado buscando a autonomia, por exemplo”, disse, lembrando que esse ponto ainda precisa de mais estudos.
Pelas regiões do país, a Pnad não destaca diferenças de gênero quando analisa a escolarização, indicador que mede a quantidade de estudantes de uma faixa etária em relação ao total da população com a mesma idade.
Entretanto, a pesquisa mostra que as mulheres com 25 anos ou mais representam um contingente maior de estudantes na Região Norte (9,1%) do que as mulheres com a mesma idade e na Região Sul do país (5,3%).
Em relação à média de tempo na escola, as mulheres de quase todas as faixas de idade também estão à frente dos homens. Somente a partir dos 50 anos é que esse indicador se iguala, com média de 6,1 anos de estudos para homens e mulheres.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .