Invista nas lições das Paraolimpíadas

Durante quinze dias, verdadeiros vencedores disputaram as Paraolimpíadas em Pequim. Sem dúvida, riquíssimas lições de vida, atitudes de sucesso e exemplos a serem levados para o mundo corporativo e para o pessoal.

Pequim deu realmente um show. O espetáculo foi especial em todos os sentidos. Depois dos Jogos Olímpicos, os para-olímpicos fizeram jus ao seu significado, de ser um marco de evolução que temos o privilégio de vivenciar a cada quatro anos.

Fechando o foco dessa ampla fotografia para a participação brasileira, temos muito a celebrar, parabenizar, aprender, refletir e, principalmente, avaliar, o que pode ser aperfeiçoado para o planejamento das próximas, principalmente em Londres.

Quero chamar a atenção para os principais executivos do nosso país a olhar com mais carinho para os atletas para-olímpicos. Investir num profissional desse perfil é garantia de um bom negócio. Todas as vezes em que os brasileiros subiram ao pódio, confirmou-se que em cada medalha havia a junção sábia dos ingredientes conhecidos do sucesso, tais como planejamento, treinamento, disciplina, foco, entusiasmo, concentração, paciência, equilíbrio, agressividade, precisão. Todos esses quesitos, alimentados por um objetivo claro, uma grande paixão e uma vontade maior de vencer.

Para Pequim, a preparação dos brasileiros das Paraolimpíadas priorizou utilizar os recursos internos, por meio do desenvolvimento integral. A estratégia de competição foi manter o foco na regularidade e na alta performance em todas as provas, com concentração e equilíbrio para superar os adversários.

Será que essas estratégias não podem ser ajustadas para os mares incertos do mundo empresarial, onde há oscilações no mercado, competitividade acirrada, pressão por resultados?

(José Rubens D’ Elia)

Reportagem: Coelho Neto

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .