Sua cidade nas mãos de um político

No próximo dia 5, acontecem as eleições para prefeito e vereadores. Sabia que a sua vida depende muito mais deles do que muita gente pensa ?
Para sua casa ficar bem arrumada e organizada, é preciso que alguém tome conta dela, que a organize. Na maioria das vezes, quem faz isso são seus pais. A mesma coisa acontece com a nossa cidade. Para que ela funcione, é preciso que alguém cuide dela, sendo a pessoa responsável por essa tarefa o prefeito com ajuda dos vereadores.
No próximo dia 5, acontecem as eleições 2008. Desta vez, os eleitores de todo o país vão às urnas escolher o líder que vai administrar a sua cidade nos próximos quatro anos, além dos vereadores. Isso mesmo, durante todo esse tempo, essas pessoas irão tomar conta da sua cidade. Por isso é tão importante escolher bem o candidato antes de votar.
O assessor do Tribunal Regional Eleitoral (órgão que toma conta das eleições), Orson Lemos, bateu um papo com a nossa reportagem para explicar melhor como funciona este processo eleitoral. Ele explica que o prefeito é o líder maior, que executa as atividades necessárias de uma cidade, entre elas, transporte, educação e meio ambiente. Já os vereadores auxiliam o prefeito nessa tarefa. Criam projetos, definem o que é prioridade, o que deve e o que não deve ser feito. "Os vereadores são um grupo de pessoas que representa a comunidade e auxilia diretamente o prefeito a cumprir as suas tarefas. Eles são as pessoas mais próximas da população. Sabem dos problemas e criam projetos para acabar com eles", explica Orson. Diferente do prefeito que é apenas um, no caso dos vereadores, o número é proporcional à quantidade de eleitores da cidade. Em Vitória, são 11.
E sabia que você, mesmo não tendo idade para votar, pode participar das eleições. Como? Ajudando os seus pais na escolha do candidato! Orson diz que as crianças podem orientar os seus pais nas eleições. "Elas devem dizer a eles que votem em pessoas que fazem coisas boas, não faltem trabalho, ajudem ao próximo, não desviem das suas finalidades e que sejam honestos", sugere.
Além disso, ele alerta que as pessoas devem votar naquele candidato que tenha as melhores propostas. "Mas essas propostas devem ser boas para todas as pessoas, e não apenas só para elas. O voto é da cidade", completa Orson.
Ah! Falando em escolha de candidato... e quando eles são os nossos amigos? Orson diz que se os amigos tiverem aquelas qualidades de um bom candidato, aí tudo bem, senão não se deve votar nele. Afinal, ele pode ser até um amigo legal, mas suas propostas podem não ser boas para a cidade.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .