Estudo demonstra relação entre boa administração e reeleição

A qualidade da administração exercida pelo prefeito em seu primeiro mandato, principalmente em termos de responsabilidade fiscal e social, está entre os fatores que mais interferem no processo de reeleição nas prefeituras. É o que mostra um estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios) divulgado nesta segunda-feira.
Por outro lado, o gasto de campanha, o troca-troca de partidos e o volume de investimentos públicos são itens que exercem pouca influência no sucesso eleitoral dos prefeitos que disputaram a reeleição em 2000 e 2004. O estudo indica uma possível tendência para as eleições deste ano.
Comparando as médias dos grupos de prefeitos reeleitos e não reeleitos, constatou-se que, para todos os indicadores de responsabilidade fiscal e social, o grupo de reeleitos apresentou um maior índice, mostrando que estes realizaram uma melhor gestão durante o primeiro mandato.
O estudo constatou ainda uma relação direta entre o grau de escolaridade do candidato e seu sucesso na reeleição. Desde o ensino fundamental ao superior, a cada grau a mais, o prefeito amplia expressivamente sua probabilidade de reeleição.Outro dado curioso apresentado foi que em média, a cada ano de idade a mais que o candidato tenha, sua probabilidade de reeleição diminui em 0,05%. Ou seja, candidatos mais velhos têm, em média, maior dificuldade de se reeleger.
Fonte: Do Diário do Grande ABC

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .