Prefeitos e Vereadores são responsáveis por planejar cidades

Cada vez mais o Brasil é um país urbano. Entre 1996 e 2006, a população que vive nas cidades passou de 78% para 83%. Com mais pessoas morando na cidade, é preciso haver infra-estrutura para acomodar essa população.
As prefeituras são as responsáveis por fazer o planejamento urbano, por intermédio das chamadas Leis Orgânicas. Aos vereadores, cabe votar essas leis. Elas vão definir de que forma a cidade deve crescer para abrigar seus novos habitantes.
Nenhum lugar no Brasil tem passado por esse desafio com tanta freqüência quanto as cidades da região Norte. Sete em cada dez habitantes dessa região vivem em cidades de médio porte. Uma delas, por exemplo, teve um crescimento de 42% em sua população em apenas uma década.
Crescimento demográfico sem infra-estrutura fatalmente resulta em cidades mal planejadas – miseráveis. “Os candidatos só vêm aqui na época de eleição, apertam a mão do povo e vão embora. Depois de eleitos, não voltam mais aqui, ficam em suas salas, no ar-condicionado”, denunciou o vigilante Francisco Pinheiro, morador da cidade.
Apesar da decepção, ele não esquece de quem votou, para depois cobrar cada uma das promessas. Fiscalizar os candidatos também é papel dele e de cada cidadão. Com os políticos sendo observados, é possível que eles observem mais o povo.

Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .