TRE concluirá julgamentos hoje

EXCESSO de ações levou os desembargadores a estender o prazo de votação

Passada a data-limite para julgamento dos recursos referentes a registro de candidatura, que seria no último sábado, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estendeu o prazo para hoje, quando deve analisar os 13 processos restantes. Com isso, conclui-se a apreciação do total de 770 pedidos protocolados. Na pauta do dia, estão 12 casos de prefeituráveis, sob relatoria da desembargadora Alderita Ramos, e um de candidato proporcional, cuja relatora é Margarida Cantarelli. Em destaque, os pedidos de Beto Gadelha (PSL), que concorre à Prefeitura de Goiana, e do deputado estadual Marcos Barreto (PMN), postulante ao Executivo de Joaquim Nabuco.
Barreto recorre da decisão da primeira instância que indeferiu seu registro com base em irregularidades registradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já o caso de Gadelha corre sob segredo de justiça, o que impediu a assessoria de Alderita Ramos de informar dados referentes ao mesmo.
Entre os demais recursos, estão os dos candidatos a prefeito Gervásio Cavalcanti Matos (Bom Conselho), Valéria de Souza de Lima (Barra de Guabiraba), Sebastião José dos Santos (Lagoa de Itaenga), Paulo Bodinho (São Bento do Una), Eduardo Coutinho (Água Preta), José Edson (Tabira), Romero Magalhães Ledo (Itacuruba), Fábio Dantas Barros (São Benedito do Sul) e Adaílton Antonio de Oliveira (Amaraji). Concorrendo à vice, aparecem: Maria de Lourdes de Lima Cordeiro (Calumbi) e Maria do Carmo Germano (Goiana). O único remanescente do rol dos proporcionais é Josué José Felipe Neri (Carpina).
Caso a côrte vote pelo indeferimento dos registros, os postulantes ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns candidatos, inclusive, já o fizeram. É o caso de Jairo Pereira (PSDB), que concorre ao Executivo em Camaragibe. O julgamento dele em Brasília é hoje e, segundo informou sua assessoria, ele estará presente para acompanhar. No último sábado, os desembargadores realizaram uma maratona, que começou às 10h e terminou às 22h, no Pleno do TRE, com o objetivo de apreciar os 261 processos que faltavam. Ao final de 12 horas de trabalho, com três pausas de dez minutos, o presidente Jovaldo Nunes levou em conta a impossibilidade física dos desembargadores e funcionários de continuar, e decidiu remanejar os 13 processos que restavam para hoje.
Reportagem: Alexandre Rogério

0 comentários:

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .