100 anos da Doença de Chagas

MANOEL desenvolveu a enfermidade 20 anos após ser picado pelo barbeiro. Hoje preside associação de portadores

Nascido em Timbaúba, a 92 quilômetros do Recife, Manoel Nascimento vivia em uma casa de taipa, comum em locais mais pobres. Quase 20 anos depois de ser picado (supostamente nesta casa), começou a sentir dores no peito, na região onde se localiza o coração e fraqueza. Depois de fazer um exame de sangue, chamado sorologia, descobriu ser portador da Doença de Chagas. “Fiquei mais assustado quando comecei a desmaiar no meio da rua e por isso procurei loucamente um tratamento”, desabafou. Ele, que antes trabalhava como servidor público, teve sua aposentadoria precoce por declaração de invalidez. Hoje, com 62 anos, ele continua com o tratamento e, em 1996, se tornou presidente da Associação dos Portadores de Doença de Chagas.
A doença, que está fazendo 100 anos de existência, é transmitida através do Trypanossoma Cruzi , protozoário que infecta o mosquito mais conhecido como barbeiro e é transmitido para o homem por meio da picada deste inseto. O mosquito gosta de se alojar em locais de madeira e atinge mais as classes de baixa renda que vivem em casas com essa estruturas. Através da picada, o parasita infecta o sangue, mas a enfermidade pode aparecer até dez ou 20 anos depois do contágio pelo o mosquito.
O Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), que fica dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), é referência no Estado no tratamento de doenças de insuficiência cardíaca e atende aos dois mil portadores da doença em Pernambuco, todos de classe baixa e oriundos do Interior. O problema maior é o tratamento. “Os remédios são caros, cerca de R$ 200 por mês, e as pessoas que precisam dele não têm essa quantia”, explicou o coordenador do Ambulatório de Doenças de Chagas e Insuficiências Cardíacas, Wilson de Oliveira Júnior.
Quando o paciente descobre a doença ele deve tomar, por 60 dias, um remédio que mata o parasita para, depois, iniciar o tratamento sintomático, que deve ser seguido o resto da vida. “Algumas pessoas têm medo porque acham que não vão conseguir lutar, já que ainda não foi descoberta uma cura”, afirmoua Manoel Nascimento.

ASSOCIAÇÃO
A Associação dos Portadores de Doença de Chagas dá apoio médico, psicológico e jurídico àqueles que descobrem a doença. A entidade fica dentro do departamento de Ambulatório de Doenças de Chagas e Insuficiências Cardíacas do HUOC.
Serviço
Associação dos Portadores de Doença de Chagas
Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro
Telefone: (81) 3076.5746

Fonte: FolhaPE

1 Comentário:

Anônimo disse...

é importante ressaltar q o inseto transmissor da doença de chagas é um triatomíneo (conhecido como barbeiro) e não um mosquito

Postar um comentário

Aproveite este espaço com responsabilidade e exerça seu papel de cidadão .